Cris Dias - Divulgação
Cris DiasDivulgação
Por Leonardo Rocha

Rio - Quem nunca teve vontade de arriscar tudo para concretizar um sonho? Ou mesmo precisou de coragem para se reinventar e dar conta dos desafios da vida? Esse tipo de situação é mais comum do que parece e não foi diferente para Cris Dias. Aos 38 anos, a jornalista e apresentadora viu sua carreira transformada, ao ser afastada da Rede Globo, após um longo período à frente do 'Globo Esporte' e, passado o susto, ela decidiu colocar a mão na massa e criar seu próprio canal no YouTube, o 'Dias de Cris'. "Depois de 15 anos na TV, eu me sinto pronta pra esse desafio. Como um pássaro livre para voar", comemora. 

Na plataforma, que teve o primeiro episódio publicado na última quinta-feira, Cris continua valorizando o esporte — sua grande paixão —, a representação feminina nestes espaços e as experiências que adquiriu mundo afora. "O esporte é a minha essência, faz parte da minha vida. Mas o canal vai além, com conteúdo e qualidade que fiz na TV. Só que, agora, do meu jeito, com o meu olhar e coração", diz ela, que conta com a direção do namorado, o ator Caio Paduan. "Ele me apoia e, além de tudo, é um grande parceiro de vida. Ele ama esporte, e eu amo a arte dele. Nossa dupla dá samba".

Tocar o próprio negócio sempre foi um desejo de Cris, mas, na prática, ela só pôde concretizá-lo após sua demissão, em março. "Não me pegou de surpresa (a demissão), já era algo palpável na minha mente e na nova dinâmica da Globo", diz ela, que exercita também seu lado empreendedora. "É preciso maturidade profissional, confesso. Foi um desejo aliado às circunstâncias, porque, pela primeira vez, me vi fazendo freela, home office. Uma guinada na vida. Me sinto mais estimulada do que amedrontada".

fama de barraqueira

Entre os episódios do 'Dias de Cris', a comunicadora entrevista amigos, atletas e personalidades. Inclusive, o jornalista Willian Waack, com quem ela passou uma saia-justa, ao vivo, durante as Olimpíadas Rio 2016. Na época, Cris falava sobre o evento, no 'Jornal da Globo', quando foi cortada pelo colega. O assunto viralizou nas redes sociais, mas a loura garante que os dois são amigos. "Não me arrependo de nada. Na verdade, eu e William nos dávamos bem. Em off era muito pior, porque a zoação era livre. Imagina, eu, novinha, empoderada e com fama de barraqueira (risos)? Eu me metia a falar de política. Ele me achava muito folgada! Trocávamos muito, como jornalistas. Éramos uma dupla improvável", lembra. O assunto foi tão comentado, na época, que surpreendeu a moça. "Ele adorava implicar, e eu respondia à altura. A gente se divertia, e, pelo visto, o público também", brinca.

Cris Dias - Divulgação

Vivendo em Lua de Mel

A intimidade de Cris e Caio Paduan também poderá ser vista mais de perto no quadro 'Nossos Dias'. Os dois, que estão juntos desde dezembro do ano passado, seguem em pura sintonia. "Dá para dizer que vivemos em lua de mel. Tiramos proveito até dos conflitos. Quando nos conhecemos, fizemos uma viagem para a Chapada dos Veadeiros (Goiás), onde ele me pediu em namoro. Um local supermístico, mágico e sem internet. Vimos de cara que daria certo", relembra ela. Os dois, inclusive, já fazem planos para o futuro. "Pensamos em tudo isso (filho e casamento), mas nada muito concreto ainda", desconversa.

Em tempo integral

Mãe de Gabriel, de 9 anos, fruto de seu antigo casamento com o ator Thiago Rodrigues, Cris representa muitas mulheres que se multiplicam para dar conta de todas as tarefas. Tudo com amor e dedicação. "Olha, é a função mais importante, trabalhosa e deliciosa. O Gabriel sempre foi um parceirinho, desde pequeno acostumo ele às viagens. Tenho uma família incrível que ajuda quando preciso viajar a trabalho, e isso inclui a família do Caio", diz ela, assumindo que o menino se tornou grande admirador de suas reportagens. "Ele assiste tudo, é meu fã! Ama esporte e quer ser jogador de futebol. Agora, está superempolgado com a mãe na internet, que ele adora", vibra.

A relação de Gabriel com Caio Paduan não poderia ser melhor, de acordo com Cris. As fotos dos três juntos, em diversas viagens pelo mundo, não a deixa mentir. "São superparceiros, falam sobre futebol, sobre tudo. O Caio é um espelho pra ele, um bom exemplo e conselheiro, além de tudo", observa. Atualmente morando em Portugal, Thiago, pai de Gabriel, divide a guarda compartilhada do filho com Cris. "O coração aperta, às vezes, por vê-lo com saudade. Mas ele lida bem com a distância, entende que é o trabalho do pai", conta.

Vida cigana

Com um passaporte carimbadíssimo, Cris causa inveja em muita gente, contabilizando visitas em mais de 30 países. "Viajar está sempre nos meus planos, acho que tenho um espírito cigano. E, claro, que terá muito disso no canal. Quero compartilhar minha vivência e acho que posso ser útil e inspirar quem também curte esse estilo de vida", conta. Por estar conectada com outras realidades e culturas, Cris, que atualmente mora em São Paulo, vê muitas deficiências no Brasil. "Talvez me deixe mais pessimista. Em outros países existe corrupção, mas, num geral, em países como o Brasil, não há perspectiva. Veja o exemplo do Rio. Foi saqueado de tal forma que não sobrou nada nem pra fazer a manutenção da cidade", comenta.

Além dos problemas com educação e saúde, Cris se preocupa com as questões ambientais, tendo em vista o descaso das autoridades com as queimadas na Amazônia. "Não vejo evolução tampouco investimento. Há também retrocesso com relação a questões democráticas, que levamos anos pra conquistar. Além disso, questões ambientais, legalização de drogas... Infelizmente, não vejo um panorama muito favorável".

Paixão pelo esporte

Com experiência de 15 anos no jornalismo esportivo, Cris assistiu a primavera do esporte feminino. No entanto, apesar das muitas vitórias, ela acredita que ainda há um longo caminho para um cenário de igualdade. "Precisamos valorizar justamente porque ainda não conquistamos o nosso devido espaço. Já tivemos bastante progresso, mas é uma causa diária, que transcende a discussão. Não se pode relativizar o sofrimento das mulheres, em vários níveis e esferas, o preconceito, o desmerecimento, os salários mais baixos, por uma simples questão de gênero. É uma luta dura", reflete.

Cris Dias - Divulgação

Filha de um ex-atacante do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, César Oliveira, Cris descobriu a paixão pelo esporte antes mesmo de ingressar na faculdade de jornalismo, no Rio. Cheia de energia, ela é do tipo de pessoa que não consegue ficar muito tempo sem se exercitar. "Desde que me entendo por gente estive envolvida com esporte. Pratiquei tudo que se possa imaginar. O esporte permeia a minha vida, é meu ganha pão, me trouxe disciplina. Atualmente, ando pedalando bastante, faço kite e tento ir à academia", confessa ela. "Sou vaidosa na medida certa e com o que importa: a cabeça em dia e o coração feliz", conclui.

 

Você pode gostar
Comentários