Luciana Lobo e autora Angela Hampshire - Divulgação
Luciana Lobo e autora Angela HampshireDivulgação
Por Lucas França

Rio - Quando se fala em câncer, é comum que se busque uma maneira de amenizar os efeitos da doença. Ao comunicar o assunto para as crianças, a situação é mais delicada ainda. Como tentativa de tornar o tema de fácil compreensão para o público infantil, a professora Angela Hampshire e Luciana Lobo, diretora do Instituto ZENcancer, decidiram produzir o livro 'O Baú da Vovó' (36 páginas, R$ 35), lançado neste fim de semana na Livraria Travessa do Leblon, na Zona Sul do Rio.

'O Baú da Vovó' conta a história de Gisele, menina que enfrenta o tratamento de câncer. A narrativa é construída para que os pais ou responsáveis das crianças em tratamento quimioterápico consigam conversar com elas sobre o momento que elas passam. Angela, autora do livro, cedeu os direitos de venda da primeira edição para o Instituto ZENcancer. Ela conta que decidiu abordar no texto a história da criança e não da doença.

"Se a criança não perguntar, ela não saberá por que a Gisele está carequinha. As crianças que estão fazendo tratamento quimioterápico, em especial as mais velhas, certamente farão uma associação entre elas e a Gisele. Neste caso, imaginamos que elas se reconhecerão em uma menina linda e que gosta de brincar. Abordamos os sonhos da criança, a vontade de viver e de ser feliz", explica a professora.

PARCERIA

O livro nasce a partir de um desdobramento da disciplina de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 'Vamos falar de câncer?', idealizada a partir de uma parceria do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ e o Instituto ZENcancer. Ele será distribuído em hospitais e escolas públicas durante oficinas organizadas pelos alunos da disciplina.

'O Baú da Vovó' é um livro que emociona. Mas para Luciana Lobo, que foi diagnosticada com câncer de mama, a publicação é mais especial. O desejo da diretora, que foi orientada por Angela no mestrado de Microbiologia, é transmitir o conhecimento que ganhou na faculdade e no tratamento.

"Do diagnóstico até hoje, exercito a gratidão. Em uma das sessões de quimioterapia, agradeci a oportunidade de ter feito o mestrado, entendi o que acontecia comigo. Esse conhecimento me ajudou no entendimento da doença. Desejei que as crianças também pudessem tê-lo", relata Luciana, editora de 'O Baú da Vovó'.

REUNIÕES

Desde o início do projeto, a ideia de Angela e Luciana era aliar ciência ao universo infantil. Antes do livro ser publicado, as duas profissionais realizaram reuniões com psicólogas de um hospital pediátrico, para entender como as crianças lidavam com a doença. O cuidado com a situação foi o norte do livro. "Sonhamos que os sonhos delas se realizem", celebra Angela.

 

Você pode gostar
Comentários