Conheça os benefícios dos chás para a saúdeReprodução
Conheça os benefícios dos chás para a saúde
Bebida combate o envelhecimento, melhora o sono e a hidratação do corpo
Olá, meninas!
Eu já contei aqui que sou fã de chás. Adoro os benefícios que essas bebidas podem trazer ao nosso organismo. Eles são feitos com ervas que encontramos na natureza e podem se tornar grandes aliados para uma vida saudável e com mais saúde. Para conhecer as principais vantagens dos chás, conversamos com a nutricionista Taissa Muller, do Lach, laboratório e clínica.
“O ideal é o consumo de chás naturais, já que assim evitamos os conservantes e os outros produtos químicos usados para realçar o sabor. Se for consumir as opções de chás industrializados, dê preferência aos chás de caixinha que tenham certificado orgânico”, explica Taissa.
A nutricionista destaca ainda alguns cuidados devem ser tomados na hora de preparar a bebida. “As folhas não podem ficar muito tempo dentro da água quente. Para evitar o sabor amargo, devem permanecer na água por, no máximo, cinco minutos”.
Conheça os benefícios dos chás:
Combate o envelhecimento: Os antioxidantes presentes nos chás ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo processo de envelhecimento celular. Alguns chás como o verde e preto melhoram o foco e concentração devido a cafeína e a L-teanina. O chá é rico em polifenóis antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres, que previnem o câncer e o envelhecimento precoce.
Melhora o sono: Ter o hábito de consumir chás calmantes pode melhorar a qualidade do sono, como os chás de camomila, mulungu, cidreira e erva-doce. Auxiliam também na melhora da pressão por seu efeito diurético, diminuindo a retenção hídrica como é o caso do chá de hibisco e cavalinha. Pode ser bebido quente ou gelado e sempre adicionando a erva antes da água levantar fervura. Consumir no máximo de 24h a 48h para que se mantenha suas propriedades.
Melhora a hidratação: O consumo de chás não deve ser substituto da água e não utilizar mais de 500ml de chá por dia, ou seguir orientação de seu médico ou nutricionista. A mistura de ervas também é um ponto de cautela, não sendo indicado mais de 2 a 3 ervas por infusão. A hidratação é fundamental para a manutenção da temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, melhora da pele (hidratação cutânea) é fundamental para a vida. O ideal de água é feito pelo cálculo de 35 ml por kg de peso e o chá não entra neste cálculo.
Com essas dicas fica mais fácil preparar os chás e cuidar da saúde? Não é mesmo? Para saber mais é só me seguir no Instagram @gardeniacavalcanti. E não deixem de me acompanhar também no programa Vem Com a Gente, na TV Band, de segunda a sexta, a partir das 13h30. Espero vocês!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.