Cena do documentário "Mulheres do Sertão - A Força que Supera a Seca"Divulgação
Documentário retrata o papel das mulheres em uma das regiões mais vulneráveis do Sertão
"Mulheres do Sertão - A Força que Supera a Seca" acompanhou a campanha de entrega de cisternas para famílias em Alagoas
Olá, meninas!
No próximo dia 6 de fevereiro será lançado em São Paulo o documentário “Mulheres do Sertão - A Força que Supera a Seca”. Produzida pela Caras (marca do grupo Perfil) e pela Meta, a obra retrata o papel das mulheres em uma das regiões mais vulneráveis do Sertão, que não tem acesso à água tratada. A produção acompanhou a campanha Conectando Amor no Sertão, da Ong Visão Mundial e da empresa Turn on the Light na primeira parte da entrega de 100 cisternas para famílias de Mata Grande (AL), no ano passado.
Eu tive o prazer de participar dessa campanha, ajudei na entrega das cisternas, nessa mobilização e também faço parte do documentário. Uma campanha muito importante e necessária. Eu sabia que essas pessoas passavam dificuldades, mas ao chegar lá percebi que não tinha noção da carência e dos desafios enfrentados por essas pessoas. Nasci naquela região ao lado de Mata Grande e cresci vendo pessoas enfrentando problemas, em vulnerabilidade. Felizmente a minha família tinha mais recursos, mas vi outros passando por dificuldades. Vi pessoas caminhando com o balde na cabeça para lavar roupa no Riacho. Assistir tudo isso de perto mexeu comigo profundamente.
Fiquei muito feliz e surpresa quando recebi o convite do Grupo Caras para participar do documentário, por eu ser nordestina. Eu estava lá e durante as gravações conheci toda a equipe da produção, conheci essas famílias e estive nas casas dessas pessoas, vi essa realidade de perto. Foram momentos profundos e de muita emoção. Essa é uma obra importante, uma campanha que relata essa triste realidade de muitas regiões do Nordeste do Brasil.
O documentário retrata mais especificamente a comunidade da Serra do Urubu, onde as famílias vivem sem acesso à água, sendo obrigadas a enfrentar caminhadas de até uma hora em busca de fontes e riachos. Nos períodos de seca, a situação se agrava ainda mais, deixando todos sem acesso a um recurso essencial para a sobrevivência.
Produzido pelo Grupo Perfil, que engloba marcas como Caras e Rolling Stone, o documentário destaca a superação e resiliência de seis sertanejas da região diante das adversidades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 722 municípios do semiárido brasileiro estão em situação de emergência. São dois milhões de pessoas dependentes de caminhão-pipa para ter água. O documentário vai destacar os desafios desta realidade. Não deixem de assistir e prestigiar.
"Nosso objetivo com essa produção é dar voz a quem luta diariamente para ter acesso ao básico. Queremos sensibilizar a sociedade e mobilizar mais pessoas a se engajarem na luta pela garantia do direito ao mínimo", ressalta Luis Maluf, do Grupo Perfil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.