Especialista tira todas as dúvidas sobre a utilização dos óculos de sol Reprodução
Verdade. As lentes dos óculos escuros são tratadas para bloquear os raios UV, mas essa proteção não é permanente, podendo deteriorar-se devido à exposição solar, arranhões e desgaste natural. A durabilidade varia muito e depende de como o usuário guarda e manipula as armações, mas existem óculos que duram anos. Materiais como metal, titânio e acetado nobre são os que têm maior durabilidade. A falta de atenção com esses itens pode expor os olhos a riscos, como catarata e pterígio.
Mito. A intensidade da cor das lentes não está diretamente relacionada à eficácia da proteção UV. Lentes escuras sem proteção adequada podem ser tão prejudiciais quando a não utilização de óculos solares.
Verdade. Os olhos das crianças são mais sensíveis aos raios UV, por isso é importante garantir que elas usem óculos escuros adequados para proteger sua visão a longo prazo.
Verdade. Lentes polarizadas ajudam a reduzir o reflexo e o brilho, sendo especialmente úteis ao dirigir ou em ambientes com superfícies reflexivas, como água e neve.
Mito. Alguns óculos escuros podem ser apenas esteticamente escuros e não oferecerem a devida proteção contra raios ultravioleta.
Mito. A necessidade de proteção ocular contra raios UV é constante, independentemente da estação. Muitas pessoas não sabem, mas os raios UV que nos dias nublados podem ter uma incidência até maior que em dias ensolarados.
Verdade. Óculos escuros com proteção UV apropriada ajudam a prevenir danos aos olhos causados pelos raios ultravioleta, como catarata e pterígio, por exemplo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.