Alergia. Coluna da Gardêniareprodução da internet
A temida alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinadas substâncias. "Elas possuem causas variadas, que podem incluir o contato com ácaros, alimentos, animais, medicamentos, picadas de insetos, látex, pólen e muito mais. Até mesmo mudanças climáticas ou estresse podem influenciar no seu surgimento", afirma o alergista Edcarlos Cajuela, do CEJAM.
Os sintomas podem variar desde formas leves, como espirros, coceiras, lacrimejamento e vermelhidão em pontos isolados da pele, até erupções cutâneas e inchaço das pálpebras, lábios, orelhas e genitais. No entanto, também têm a possibilidade de se manifestar de maneira grave, provocando desconforto respiratório, queda de pressão e perda de consciência.
Entre os brasileiros, as alergias respiratórias, como a rinite alérgica e a asma, são as mais comuns. As alergias alimentares também estão entre as mais prevalentes no país. Para o diagnóstico, é necessário buscar ajuda médica, além de realizar exames físicos e laboratoriais, dependendo da suspeita.
Erva-doce é aliada no sono dos bebês
Você sabia que a erva-doce ajuda a melhorar o sono infantil por conta de suas ações calmantes? Essa conhecida ‘plantinha’, utilizada em alimentos, perfumaria e até na medicina, tem se tornado uma grande aliada no cuidado infantil.
“Seu aroma doce e semelhante ao do anis, juntamente com as propriedades terapêuticas, anti-inflamatórias e antioxidantes a tornam um recurso valioso nos cuidados pessoais, totalmente possível de ser incorporada no cotidiano de adultos e crianças”, diz Laís Tomaz, consultora do sono e especialista na área materno infantil.
Para iniciar o momento de dormir, só o aroma da erva pela casa ao estar em infusão em uma chaleira, já é um caminho para tranquilizar o ambiente e sugerir que é hora de desacelerar. Além disso, utilizar produtos com o aroma em roupas e peças de cama também potencializa sua capacidade relaxante.
Sopas. Coluna da GardêniaReprodução da Internet
- Frango com legumes: Um clássico! O frango é rico em proteína e zinco, enquanto legumes como cenoura e espinafre fornecem vitaminas A e C
Beleza da Alma
“Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare”. (Confúcio)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.