Juliana Paes revela sofrer com ansiedade: aprenda como lidar Reprodução
Juliana Paes revela sofrer com ansiedade: aprenda como lidar
Psicanalista explica como identificar e tratar o problema
Olá, meninas!
Quem vê a linda Juliana Paes, atuando e brilhando na TV, sempre com papéis marcantes e fortes, nem imagina que artista já viveu situações extremas relacionadas à sua saúde mental. Recentemente a atriz revelou ao público que o excesso de trabalho, o consumo intenso de informações e a rotina atribulada contribuíram para o desequilíbrio emocional.
A atriz sofreu com sintomas de taquicardia, choros e angústias recorrentes, além de outras sensações que a levaram a buscar ajuda. Ela chegou a se isolar por um tempo da mídia para se dedicar ao tratamento psicoterápico, após uma espécie de síndrome traumática seguida de depressão. Mas como podemos identificar e tratar a ansiedade e o pânico?
Segundo explica a psicanalista Andrea Ladislau, a ansiedade surge de um conflito mental e tem uma base biológica. Ou seja, já nascemos propensos à ansiedade, que seria uma capacidade de reagir aos perigos que podem colocar em risco a nossa sobrevivência. “Para evitar o aumento dos casos de ansiedade ou diminuir os impactos desta na saúde, é preciso conhecer o ciclo vicioso que faz com que ela aumente com o tempo. Fica fácil entender que a ansiedade só tem cura quando o tratamento vai na sua raiz, mudando assim a percepção do funcionamento dos gatilhos que desencadeiam os ciclos”, afirma a especialista.
Entre os principais transtornos de ansiedade temos: síndrome do pânico, fobia social, estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo e distúrbio de ansiedade generalizada. Esse ciclo também pode trazer alterações físicas, já que o corpo reage da mesma maneira para a imaginação ou para a realidade. Sentindo-se ameaçado e em perigo, ele aciona o mecanismo de luta ou fuga, disparando hormônios que levam aos sintomas da ansiedade. “Além disso, a percepção dos sintomas ansiosos, nos levam a mais medos como: infartar, enlouquecer, morrer, assim como mais pensamentos e imagens catastróficas, reforçando as crenças negativas e retroalimentando o ciclo da ansiedade”, alerta.
Após o acompanhamento psicológico, a triz Juliana Paes explicou que hoje entende melhor a importância dos cuidados com a saúde mental. Ela também dez um alerta para que todos consigam compreender e identificar o que estão sentindo e buscar ajuda.
Informação e acolhimento são fundamentais, pois dentro de um quadro de ansiedade ou pânico, a pessoa que sofre não vê com clareza os fatores que desencadeiam as crises. Por isso, busque ajuda e cuide-se!
Gostaram das dicas? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.