Baixada (R)Existe: Festival une cultura e resistênciaIlovecamerinha/Divulgação
O festival reúne coletivos, artistas e ativistas em uma programação diversificada. Haverão rodas de conversa e debates, abordando temas como racismo ambiental e políticas públicas, bem como palestras e oficinas focarão na elaboração de projetos para fortalecer a comunidade e pressionar o governo por mudanças estruturais. Como na primeira edição, na segunda metade a música toma conta do evento, com DJs e artistas locais subindo ao palco até a madrugada.
Além da programação artística, a edição de 2025 reforça sua vocação solidária, arrecadando doações para vítimas de enchentes e promovendo ações de apoio às comunidades afetadas.
A última edição do festival, realizada em fevereiro de 2024, reuniu cerca de mil pessoas e arrecadou uma tonelada de alimentos para famílias atingidas pelas chuvas na região. Mais de 35 artistas participaram, dando visibilidade à potência cultural da Baixada Fluminense. A iniciativa também contou com cobertura da mídia local, fortalecendo o alcance da mobilização.
O Festival Baixada (R)Existe depende da colaboração coletiva para seguir impactando positivamente a região. Quem deseja contribuir pode entrar em contato pelo Instagram @baixadarexiste ou pelo telefone (21) 96521–9107.
Seja por meio da arte, da mobilização política ou da solidariedade, a Baixada Fluminense reafirma sua existência e resistência. O festival não é apenas um evento, mas um movimento contínuo de transformação social.
SERVIÇO:
Festival Baixada (R)Existe.
15/03, a partir das 10h.
Praça dos Direitos Humanos
Via Light, s/n, Centro, Nova Iguaçu/RJ.
https://instagram.com/baixadarexiste/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.