Considerando o acumulado de 12 meses, resultado de julho apresenta desaceleração em relação ao mês anteriorFabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Com esse resultado, o setor, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza, internet e tecnologia da informação, apresenta alta de 1,9% no ano e 2,4% em 12 meses. O dado de julho mostra desaceleração, uma vez que o acumulado de 12 meses até junho era de 2,6%.
O desempenho de julho deixa os serviços em patamar 0,2% abaixo do maior nível já registrado, de outubro de 2025. A pesquisa revela que quatro das cinco atividades avaliadas pelo IBGE apresentaram alta na passagem de junho para julho:
- Serviços prestados às famílias: 0,5%
- Serviços de informação e comunicação: -2,5%
- Serviços profissionais e administrativos: 0,6%
- Transportes, armazenagem e correio: 0,4%
- Outros serviços: 0,7%
Turismo
Esses resultados deixam as atividades de turismo 9,4% acima do patamar pré-pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020) e 3,8% abaixo do maior nível já alcançado, em dezembro de 2024. O Iatur reúne 22 das 166 atividades de serviços investigadas na pesquisa e que são ligadas à atividade turística, como hotéis, agências de viagens, bufê e transporte aéreo de passageiros.
São divulgadas informações de 17 unidades da federação: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.