Leader conta hoje com apenas cinco lojas físicas no estado do Rio de JaneiroDivulgação

Os ex-funcionários da Leader, que enfrentam um longo atraso no pagamento de suas verbas rescisórias, parecem estar próximos de uma solução. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Márcio Ayer, uma assembleia será marcada na próxima semana para tentar um acordo. Nas redes, supostos funcionários expressam sua indignação e frustração com a situação que dura desde meados de 2023.
A rede varejista passa por recuperação judicial desde o início da pandemia e conta hoje com apenas cinco lojas físicas no Estado. Márcio Ayer informou ao jornal O DIA que a assembleia ocorrerá na próxima terça-feira (27) para apresentar a nova proposta aos ex-funcionários.
"Em reunião com o Ministério Público do Trabalho, com a presença da representação da empresa, conseguimos ajustar os detalhes de uma proposta de acordo para garantir o pagamento das rescisões dos trabalhadores demitidos. Com isso, esperamos um desfecho positivo, garantindo os seus direitos. Essa proposta será levada aos comerciários em assembleia, em breve, para avaliação e possível aprovação. Também esperamos que a empresa retome suas atividades, que agora conta com uma nova gestão, e cumpra com todos os acordos", afirmou Ayer.
Ao todo, são 212 ex-funcionários enfrentando o problema. Na ação coletiva, no entanto, há apenas cerca de 70 pessoas representadas. "Muita gente ajuizou ação individual, e a empresa está se beneficiando dessa condição, porque os valores acabam sendo menores do que na ação coletiva", disse o presidente do Sindicato.
O ex-funcionário B., que prefere não se identificar, foi demitido em outubro de 2023. De acordo com ele, apenas três das seis parcelas de sua rescisão foram pagas pela varejista. B. também destaca que, apesar de o parcelamento constar como "feito de comum acordo" no contrato, a Leader não deu opção aos ex-funcionários.
“Eu só recebi nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023. Chegando em janeiro de 2024, eu fiquei aguardando, mas nenhum valor entrou na minha conta. Entrei em contato com a empresa e questionei o motivo da falta de pagamento, e fui informado de que eles seriam suspensos até abril de 2024. Questionei o motivo e eles alegaram que era devido a dificuldades”, disse.
Em fevereiro de 2024, um acordo já havia sido feito entre o Sindicato, a Leader e os ex-funcionários para o pagamento dos 212 trabalhadores demitidos, com início previsto para abril. No entanto, as parcelas não foram pagas.
"Ficou estabelecido que o saldo remanescente deveria ser parcelado em até seis vezes, sendo a parcela mínima igual ao último salário do funcionário, e que esses pagamentos começariam em abril de 2024. Sendo assim, aguardei até o final de abril de 2024, mas continuei sem receber nada”, informou o ex-funcionário B.
Outro ex-empregado da Leader, que também pediu para não ser identificado, informou que foi demitido em outubro de 2023 e recebeu apenas duas das seis parcelas, ambas com atraso. "Desde janeiro deste ano, não houve mais nenhum depósito ou posição da empresa sobre o prazo. Tentávamos mandar e-mails e eles retornavam como inexistentes. Mandávamos mensagens para o canal deles, e a resposta era sempre a mesma, dizendo que a empresa não tinha previsão e estava em uma situação difícil", afirmou o ex-funcionário, que trabalhou por 11 anos na varejista.
Reclamações nas redes sociais
Nas redes sociais, supostos ex-funcionários cobram que a Leader cumpra com os pagamentos atrasados. Comentários solicitando pagamento e relatando casos são frequentes.
"Como eu queria que vocês @lojasleader pagassem o que devem. Trabalhei três anos e pouco para vocês e é assim que somos valorizados. Pago aluguel, tenho filha pequena e meu nome já foi para o [sic] Serasa. Me ligam todo dia cobrando e já não sei mais o que falar. Vocês dão uma data, mas não cumprem o que disseram. Desde março aguardando", disse uma suposta ex-funcionária.
Posicionamento da empresa
A Leader se manifestou com relação aos atrasos no pagamento de verbas rescisórias de funcionários demitidos. Por meio de nota oficial, a empresa reconheceu que a administração anterior descumpriu acordos, mas que a atual gestão "(...) com pouco mais de 60 dias à frente do grupo (maio/2024), tem como prioridade quitar todos os débitos trabalhistas por meio da realização de novos acordos e cumprimento dos já pactuados e não cumpridos pelas gestões anteriores".
A empresa destaca ainda que, em reunião com a direção do Sindicato dos Comerciários e o Ministério Público na terça-feira, 20, na qual fechou acordo para o pagamento de 108 ex-funcionários. Leia a íntegra da nota oficial da empresa:
A Nova Leader, com intuito de complementar e trazer mais transparência aos leitores deste importante e tradicional veículo de comunicação, em especial aos seus ex-colaboradores, vem, por meio desta, apresentar informações relevantes que entendemos que podem ser adicionadas à matéria.
É de conhecimento público que atualmente a Nova Leader se encontra em um período de reestruturação não só organizacional como financeiro, e que de fato hoje conta com 5 lojas ativas no Estado do Rio de Janeiro, que vale a pena informar que ficam localizadas no (1) Norte Shopping – RJ; (2) Taquara – RJ; (3) São Cristóvão – RJ; (4) Uruguaiana – RJ e (5) Shopping Resende – Resende – RJ.
A Nova Leader além das lojas informadas acima, conta também com um time de colaboradores em sua nova Sede administrativa, localizada na Rua da Quitanda, 86, 9º Andar, Centro do Rio de Janeiro. Integram a sede administrativa hoje, setores como contabilidade, Jurídico, Departamento Pessoal, financeiro, comercial, dentre outros setores que trabalham diariamente para que todo esse processo de reestruturação
continue girando, para que em breve A Gigante do Mercado Varejista com mais de 70 anos de atuação, possa recuperar sua credibilidade não só com seus clientes e fornecedores, mas principalmente com seus ex-colaboradores e futuros colaboradores.
Todos os pagamentos das lojas ativas e da sede (aluguel, energia elétrica, água), assim como o pagamento dos salários e benefícios dos colaboradores ativos estão em dia. Inclusive uma das metas da nova gestão é fechar o ano de 2024 com 20 lojas.
Em relação ao problema travado pelos ex-colaboradores para receberem suas verbas trabalhistas, e aos reiterados descumprimentos de acordo, a nova gestão com pouco mais de 60 dias à frente do grupo (maio/2024), tem como prioridade quitar todos os débitos trabalhistas por meio da realização de novos acordos e cumprimento dos já pactuados e não cumpridos pelas gestões anteriores.
No último dia 20 de agosto de 2024, a empresa através de seus representantes legais participou de reunião com o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e com o Ministérios Publico do Trabalho, na ocasião fechou acordo para pagamento das rescisões do Contrato de Trabalho de 108 ex-funcionários, e não aproximadamente 70 como consta na matéria. Vale frisar que além do acordo realizado com os ex-colaboradores representados na ação coletiva, outras dezenas de acordos individuais também estão sendo realizados constantemente dentro das possibilidades atuais da empresa.
A nova gestão, diferente das anteriores, tendo como foco dar ouvido não só aos ex-colaboradores, mas também aos atuais colaboradores, disponibilizou um e-mail para que sejam enviadas reclamações, e que achamos que seria de suma importância que o e-mail seja divulgado no complemento a matéria publica pelos ilustres editores.
Dessa forma, diante de todo o exposto, espera que as informações aqui prestadas sejam complementadas à matéria para que os leitores possam ter conhecimento de que uma das prioridades da nova gestão é a quitação do pagamento de ex-colaboradores e a abertura de novas lojas ainda no ano de 2024.
Por fim, esclarece que a Nova Leader, visando sempre a transparência, está à disposição para maiores esclarecimentos com a imprensa sempre que se fizer necessário.
Atenciosamente,
Nova Leader - Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2024
* Matéria da estagiária Alexia Gomes, sob a supervisão de Marlucio Luna