Realização do concurso busca reforçar o quadro de funcionários da fundaçãoReprodução
A realização do concurso busca reforçar o quadro de funcionários da fundação, que enfrenta um cenário de envelhecimento dos profissionais. Dos 174 servidores ativos, 114 têm entre 60 e 69 anos, enquanto 25 já completaram 70 anos ou mais. Outros 144 funcionários possuem mais de três décadas de serviço e já atingiram o tempo necessário para solicitar aposentadoria.
A quantidade de profissionais em áreas técnicas também é reduzida. Atualmente, o órgão conta com 23 engenheiros e 11 técnicos em estradas entre os servidores efetivos.
A presidente do DER-RJ, coronel Gabryela Reis Dantas, ressaltou que a seleção representa um avanço para a instituição, que não promove concursos há mais de 15 anos.
Segundo ela, a falta de novas contratações ao longo desse período contribuiu para a diminuição do quadro efetivo. A presidente também classificou a autorização como uma conquista para o órgão e um legado para a próxima gestão.
Responsável pela gestão de quase 6 mil quilômetros de rodovias estaduais, o DER-RJ espera que a entrada de novos servidores fortaleça a fiscalização e o acompanhamento das obras. A expectativa é aumentar o número de vistorias presenciais, ampliar a fiscalização de contratos por funcionários efetivos e agilizar a análise de medições e relatórios técnicos.
Até o momento, não foram informados detalhes sobre a publicação do edital, as datas de inscrição e a previsão das provas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.