São Paulo - A sexta edição da Feira do Empreendedor, do Sebrae-SP, que atraiu cerca de 150 mil pessoas em quatro dias ao Pavilhão de Expositores do Anhembi, em São Paulo, terminou ontem. Em um centro comercial com 424 expositores, o evento representou uma movimentação financeira de R$ 20 milhões em novos negócios. Mas o legado deixado pelo maior evento do setor no país continua neste ano. Com o tema ‘Cidade Empreendedora’, a feira teve palestras, lojas que reproduziram o funcionamento de um estabelecimento e consultorias para interessados em empreender em áreas como marketing, finanças, tendências, inovação e exportação.
De acordo com a organização, foram feitas cerca de 15 mil consultas. “A maior procura é de pessoas que empreendem por necessidade e não por opção. E sem domínio da área onde estão atuando”, explica Daniel Beneton, diretor do setor de atendimentos do Sebrae-SP. A organização encoraja pequenos empreendedores, reforçando a ideia de que é possível empreender com um investimento a partir de R$ 5 mil. De acordo com a organização, os segmentos mais procurados são beleza, alimentação fora do lar e comércio varejista.
Em meio à crise, a feira estimulou iniciativas mais econômicas para empreender. É o caso, por exemplo, das parcerias para o surgimento de novas franquias. Aliás, o setor teve crescimento de 8,3% no ano passado, em comparação ao ano anterior, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) neste mês. Em alta, o setor alcançou um faturamento de R$ 151 bilhões em 2016, demonstrando o potencial do mercado.
O setor educacional, isoladamente, representa 18% de todas as franquias. Cenário ideal para a participação na feira de iniciativas como a do Grupo Prepara, rede de franquias de educação com mais de 600 unidades no país. A empresa participou do evento com o objetivo de atrair parceiros interessados numa tendência do segmento: o negócio compartilhado, conhecido como ‘franquias inschool’. A iniciativa permite o uso de espaço de aprendizagem dentro de uma instituição de ensino.
Além de reduzir os custos de locação, a modalidade ainda dá a oportunidade aos franqueados de buscar um contato maior com os alunos — o grupo oferece inglês para crianças e complemento escolar. “As franquias são uma aposta do grupo neste ano. É uma forma de captar novos franqueados para a rede com um modelo mais econômico”, avalia Rogério Gabriel, presidente do Grupo Prepara.
Por dentro da feira
CONSULTORIAS
A sexta edição da Feira do Empreendedor ocorreu numa área de 40 mil metros quadrados, no Anhembi, reunindo 440 expositores no local. A estimativa é que o evento movimentou cerca de R$ 20 milhões em novos negócios. Os visitantes participaram de palestras e consultorias em áreas de destaque, como marketing, finanças, tendências, inovação e exportação. Ao todo, foram 15 mil consultas.
LOJAS NO LOCAL
Também houve grande variedade de lojas instaladas no local, para reproduzir o funcionamento de setores, em empreendimentos de alta qualidade. No local, havia oficina mecânica, salão de beleza, restaurante, comércio eletrônico, minimercado, papelaria e loja virtual de moda.
INSPIRAÇÃO
De acordo com a organização, é possível começar a empreender com investimento de apenas R$ 5 mil. Para atrair empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio, o evento contou com uma lista de participantes de sucesso. Entre eles, destaque para o chef Olivier Anquier, Robinson Shiba, da rede China in Box, Caito Maia, da Chilli Beans, e Rony Meisler, da Reserva.
SALAS TEMÁTICAS
A feira teve 29 palestras por dia, espalhadas por salas temáticas, com discussões sobre tendências, oportunidades de negócios, negócios digitais, sustentabilidade, inovação/empreendedorismo e mercado/vendas. Neste ano, as palestras individuais cederam espaço aos formatos de painel, pitch e talk show.