Mais Lidas

Quem é o tal profissional diferenciado?

Uma das características mais essenciais apontadas pela obra é a paixão pelo que faz

Por luana.benedito

Rio - Quem é o tal profissional diferenciado? Aquele que é sonho de consumo das empresas em todos os setores, procurado na hora de resolver os problemas sensíveis. Ele tem atitude, sabe se relacionar e ainda é um apaixonado pelo que faz. Esse perfil é raro. Mas há quem acredite que pode se tornar cada vez mais comum no mercado de trabalho. A tese é defendida pelo administrador André Portes. Especialista em Marketing e MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica de Negócios, ele lançou o livro ‘O profissional incomum’ na semana passada, durante a 29ª edição da Super Rio Expofood, no Riocentro com o objetivo de auxiliar o crescimento dos profissionais do país.

Ordem, foco e disciplina são características que, se seguidas à risca, levam ao sucessoDivulgação

Em dez anos de pesquisa, Portes identificou três perfis de profissionais: os medíocres, os bons e aqueles que são acima da média. Ainda que o ‘profissional incomum’, que dá nome ao livro, seja o mais raro de ser encontrado no mercado de trabalho, Portes defende a ideia de que é possível atingir esse estágio.

Para isso, é preciso ter oito características fundamentais ao profissional de excelência, que fazem parte da obra (no infográfico acima, o DIA resume quais são elas). “O propósito do livro é fazer com que as pessoas passem a ter destaque na profissão, independente do momento de crise. Se seguir essas características, ele logo vai ser notado. As pessoas precisam entender que é possível ter um futuro melhor se houver dedicação. A ferramenta é o conhecimento”, explica.

Uma das características mais essenciais apontadas pela obra é a paixão pelo que faz. “Um profissional de excelência é apaixonado por natureza. Ele vibra com o que faz, independente da situação da empresa”.

Mas essa paixão também precisa estar aliada a outras características essenciais para um profissional diferenciado, como a capacidade de resolver problemas. Olhar para dentro de si, descobrindo virtudes e defeitos, faz com que sempre esteja em constante crescimento. Quando acredita no seu potencial, ele adquire a atitude para ir além.

Também é essencial que saiba se relacionar com as pesssoas, para seguir no seu processo de evolução. Ordem, foco e disciplina são características que, se seguidas à risca, levam ao sucesso. Todas essas características aliadas à descoberta de um propósito fazem com que o profissional deixe a sua marca no mercado de trabalho. “O propósito é a razão que faz ele sair para trabalhar. Quando o profissional descobre isso, ninguém o segura. Ele faz história. Vira uma marca, deixando um legado”, argumenta, como quem deixa, também, um legado aos outros profissionais.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia