Rio - Quem é o tal profissional diferenciado? Aquele que é sonho de consumo das empresas em todos os setores, procurado na hora de resolver os problemas sensíveis. Ele tem atitude, sabe se relacionar e ainda é um apaixonado pelo que faz. Esse perfil é raro. Mas há quem acredite que pode se tornar cada vez mais comum no mercado de trabalho. A tese é defendida pelo administrador André Portes. Especialista em Marketing e MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica de Negócios, ele lançou o livro ‘O profissional incomum’ na semana passada, durante a 29ª edição da Super Rio Expofood, no Riocentro com o objetivo de auxiliar o crescimento dos profissionais do país.
Em dez anos de pesquisa, Portes identificou três perfis de profissionais: os medíocres, os bons e aqueles que são acima da média. Ainda que o ‘profissional incomum’, que dá nome ao livro, seja o mais raro de ser encontrado no mercado de trabalho, Portes defende a ideia de que é possível atingir esse estágio.
Para isso, é preciso ter oito características fundamentais ao profissional de excelência, que fazem parte da obra (no infográfico acima, o DIA resume quais são elas). “O propósito do livro é fazer com que as pessoas passem a ter destaque na profissão, independente do momento de crise. Se seguir essas características, ele logo vai ser notado. As pessoas precisam entender que é possível ter um futuro melhor se houver dedicação. A ferramenta é o conhecimento”, explica.
Uma das características mais essenciais apontadas pela obra é a paixão pelo que faz. “Um profissional de excelência é apaixonado por natureza. Ele vibra com o que faz, independente da situação da empresa”.
Mas essa paixão também precisa estar aliada a outras características essenciais para um profissional diferenciado, como a capacidade de resolver problemas. Olhar para dentro de si, descobrindo virtudes e defeitos, faz com que sempre esteja em constante crescimento. Quando acredita no seu potencial, ele adquire a atitude para ir além.
Também é essencial que saiba se relacionar com as pesssoas, para seguir no seu processo de evolução. Ordem, foco e disciplina são características que, se seguidas à risca, levam ao sucesso. Todas essas características aliadas à descoberta de um propósito fazem com que o profissional deixe a sua marca no mercado de trabalho. “O propósito é a razão que faz ele sair para trabalhar. Quando o profissional descobre isso, ninguém o segura. Ele faz história. Vira uma marca, deixando um legado”, argumenta, como quem deixa, também, um legado aos outros profissionais.