Por leandro.eiro

Rio - O Sebrae-RJ lançou o programa de aceleração Impacta 2017. Em sua segunda edição, a iniciativa vai apoiar empreendedores de negócios de impacto social ou ambiental para proporcionar melhorias na gestão. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho. Os workshops devem ocorrer entre julho e outubro deste ano. Para participar, o empreendedor precisa morar no Rio e ter mais de 18 anos.

Com duração de quatro meses%2C programa contará com equipe de mentores%2C consultores e analistasDivulgação

A metodologia se baseia nos seis estágios da vida do empreendedor que desenvolve um negócio inovador. O programa é intensivo, com duração de quatro meses. Durante todo o período, os participantes recebem apoio continuado de uma equipe de especialistas multidisciplinares (mentores, consultores e analistas de empreendedorismo).

Esses consultores ajudarão a vencer desafios relacionados a questões do seu negócio: canais de vendas, gestão comercial, precificação e controles, padronização de processos, tese de impacto social, modelo de governança, coaching e liderança e modelagem da visão de crescimento são alguns dos desafios propostos.

Foco em vendas

De acordo com o analista do Sebrae-RJ, Eduardo Magalhães Sipaúba, o Impacta 2017 vai dar ênfase nas questões comerciais. “Vamos desenvolver ações focadas em vendas e no aumento de faturamento a curto prazo, elementos fundamentais no cenário atual para a sustentabilidade de qualquer empresa”, reforça. Segundo ele, o programa vai tratar, também, da visão de impacto social ou ambiental do negócio. “O desafio é ajudar a construir boas teses de impacto, conjugadas a negócios financeiramente viáveis e sustentáveis. Inclusive, outro elemento forte desta edição será a geração de rede entre os empresários”, explica o analista.

Alexandre Messina, da Ecolivery Courrieros-RJ, destaca que o mais marcante foi a mudança de mentalidade a partir das mentorias e conversas. “Como estamos todos os dias focados na operação, pensando apenas no caminho e não na direção, foi muito importante parar, pensar e mudar algumas direções. A experiência foi excelente e melhorou a gestão da empresa”, garante.

Fique por dentro

Abertas na última sexta-feira, as inscrições podem ser feitas até 13 de junho pelo formulário disponível no site www.negociosdeimpactosebrae.com.br/impacta. A convocação dos selecionados será feita até 20 de julho. Os workshops devem ocorrer entre 8 de julho e 28 de outubro, data do encerramento. As consultorias e mentorias ocorrerão na quarta etapa do programa, que começa a partir de agosto.

O Sebrae-RJ subsidiará parte do custo operacional do programa. A contrapartida dos participantes selecionados é de R$450. Para se inscrever, o empreendedor deve ser morador do estado do Rio, ter mais de 18 anos e possuir um negócio de impacto social ou ambiental que esteja em operação e tenha alguma receita mínima gerada. Para o Sebrae, Negócios de Impacto Social são iniciativas financeiramente sustentáveis, com lucratividade e impacto social ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações da base da pirâmide e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.

Você pode gostar