Por leandro.eiro

Rio - Em tempos de incertezas com a economia, necessidade de cortes de pessoal e mais cobrança de resultados no trabalho, quem está em atividade precisa se empenhar para se garantir na vaga. Quem está à procura de trabalho, não pode perder de vista o aperfeiçoamento do currículo, para se reinventar e ainda ganhar pontos na próxima entrevista de emprego. São empresas, profissionais e desempregados em todo o país à procura de treinamentos para aperfeiçoar as suas habilidades. Uma tendência em alta. Levantamento feito pela startup brasileira Knowledge21 (K21) apontou crescimento de 16% no ano passado em comparação a 2015. Neste ano, a perspectiva é a mesma segundo a empresa, que ajuda na qualificação do mercado de trabalho no Rio, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Fábio Henrique Matos ficou quatro meses desempregado. Procurou qualificação profissional e acabou contratado por outra empresaDivulgação

No ano passado, a K21 treinou cerca de 10 mil profissionais, mais que o dobro em comparação a 2015. “As empresas devem se tornar capazes de entregar o que os usuários precisam, quando eles precisam. Os profissionais, empregados ou não, devem adquirir conhecimentos de ponta e selos de qualidade que os destaquem para possíveis empregadores”, argumenta Rafael Sabagh, um dos sócios da empresa e membro da diretoria da principal organização internacional de Métodos Ágeis.

Qualificação atrai oportunidade

É o caso do analista de sistemas Fábio Henrique Matos, 36. Nos últimos quatro anos, ele trabalhou como terceirizado no BNDES, fazendo o atendimento aos clientes. No começo do ano, acabou demitido, com o fim do projeto e precisou buscar oportunidades em um mercado de trabalho enfraquecido pela crise econômica no país.

Casado e pai de dois filhos pequenos, passou por momentos difíceis. Para segurar as pontas, precisou usar o dinheiro que recebeu com a sua rescisão e ainda contou com a ajuda da mulher, que trabalha como professora. Então, decidiu apostar as fichas na busca por qualificação na K21, depois de ficar quatro meses desempregado.

A tática surtiu efeito e Fábio foi contratado por uma empresa pelo mesmo salário que recebia antes de ser demitido. “Até vejo essa situação como uma vantagem. As pessoas estão recebendo salários bem abaixo do que o mercado pagava antes da crise. Fiz um curso que me colocou à frente dos outros candidatos, que não estavam tão preparados para esse tipo de trabalho. Ganhei bagagem para concorrer a uma vaga onde existe pouca mão de obra qualificada”, analisa.

Todas as áreas

Rodrigo de Toledo, sócio da startup K21, diz que a estratégia da empresa para auxiliar na qualificação do mercado de trabalho é buscar abordagens inovadoras com foco na eficiência e na transformação digital. “O que tem nos surpreendido positivamente é a crescente procura fora da área da TI. São advogados, produtoras de vídeo, editoras”, diz.

Certificação internacional

Criada em 2013, a K21 é uma empresa brasileira de atuação global que oferece cinco tipos de treinamentos com certificação internacional e dois com certificação própria.

Consultoria e coaching

A empresa também oferece workshops, consultoria e coaching para profissionais, com durações variáveis, que também incluemve intensivos. As turmas podem ser abertas para empresas ou mesmo para pequenos grupos. A empresa utiliza um método de ensino que se baseia no ensino participativo e engajador para adultos.

Você pode gostar