Rio - Em função da crise econômica, empreender e se qualificar são palavras de ordem. Não por acaso, várias cidades do Estado do Rio têm investido em iniciativas para garantir os primeiros passos de novas pequenas empresas, sempre com o objetivo de gerar emprego e renda, além de incentivar maior capacitação dos servidores municipais.
Em Guapimirim, as secretarias de Educação e de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae, está com projeto de incentivo ao empreendedorismo entre os alunos da rede municipal de ensino. É o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ministrado nas turmas do ensino fundamental. Por meio de atividades lúdicas, os estudantes são estimulados a assumir os riscos de um negócio, encarar os desafios e tomar decisões, além de servir para identificar possíveis oportunidades.
Além do curso destinado aos alunos da rede municipal de ensino, a prefeitura também tem outras frentes de qualificação na cidade. É o caso do Espaço do Empreendedor, uma outra parceria com o Sebrae, que tem como objetivo garantir capacitação profissional.
São oferecidas oficinas variadas e realizados plantões quinzenais de atendimento aos pequenos empresários — Microempreendedor Individual (MEI). Também são dadas orientações sobre documentação e legalização de empresas — alteração, baixa, emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e Declaração de Receita Bruta do MEI, entre outras.
Outra iniciativa são os cursos destinados aos servidores municipais, através da Controladoria Geral do Município e que visam a capacitação dos funcionários públicos de todas as secretarias. “Funcionários bem informados são a garantia de melhor atendimento à população”, acredita o prefeito da Guapimirim Zelito Tringuelê.
Independência financeira
São Francisco de Itabapoana e Cabo Frio também estão com iniciativas para incrementar o empreendedorismo. Na primeira cidade, a secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social acaba de fechar parceria com o Sebrae. O objetivo é incentivar o surgimento de microempreendedores por meio de palestras, cursos e seminários em áreas como Marketing, Finanças, Mercado e Legalização de pequenas empresas.
Já a cidade de Cabo Frio se prepara para inaugurar a Casa do Empreendedor. Fruto de uma iniciativa da secretaria de Fazenda, o órgão vai oferecer diversos serviços aos pequenos empresários, como emissão de alvarás. A intenção é estimular o desenvolvimento de novos microempreendedores e, por tabela, gerar emprego e renda. “Estamos pensando no futuro, na congregação de serviços, na independência financeira do cidadão cabo-friense”, ensina Alessandro Teixeira, coordenador de Ciência e Tecnologia da secretaria de Educação de Cabo Frio.