De acordo com a pesquisa Datafolha, Lula mantém a liderança na corrida pelo Palácio do PlanaltoRicardo Stuckert/Divulgação e Presidência da República

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa pelo Planalto no segundo turno das eleições 2022 , com 49% dos votos. Já o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 44%. De acordo com os dados, os brancos e nulos são 5%. Já os indecisos somam 2%.
Em relação aos votos válidos, ou seja, em que brancos e nulos não são contabilizados, o petista alcançou 53%, enquanto o candidato do PL à reeleição teve 47%. O cenário apontado pela pesquisa indica certa estabilidade entre a pontuação dos dois candidatos. Na pesquisa anterior , divulgada em 19 de outubro, Lula tinha 52% contra 48% de Bolsonaro.
O levantamento Datafolha ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre os dias 25 e 27 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) sob o número BR-04208/2022.

Primeiro turno
De acordo com o TSE, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345) . O vencedor do segundo turno das eleições , marcado para o próximo dia 30 de outubro, irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.

Conquista entre indecisos e eleitores de antigos adversários
Os dois candidatos à presidência correm contra o tempo para garantir votos de adversários, de indecisos e dos que se abstiveram no primeiro turno.
O Datafolha divulgado dia 21 mostrou para que lado vão os eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no segundo turno. Os ex-candidatos à Presidência ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar na corrida presidencial.

O levantamento apontou que 41% dos eleitores da senadora irão votar em Lula e os 29% restantes, irão para Bolsonaro. Já entre os eleitores do ex-governador do Ceará, 40% vão para o petista e 31%, para o atual presidente.

Simone Tebet e Ciro Gomes declararam apoio a Lula para o segundo pleito das eleições . O pedetista afirmou que o ex-presidente é "a última saída".