Candidatos prometem climatizar as salas de aulaReprodução
Na educação infantil, o prefeito se compromete a criar 13 mil novas vagas em creches e pré-escolas.
Em relação à educação especial, Paes propõe reduzir o déficit de educadores, garantindo um profissional para cada três alunos na rede de apoio e tornando-se referência em educação inclusiva por meio de parcerias com outras esferas de governo.
O candidato à reeleição promete recuperar a infraestrutura das escolas e vai priorizar a climatização de todas as salas de aula. Em seu programa, no campo de gestão e finanças públicas, Paes menciona que pretende atrair investimentos privados por meio de projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) na área de educação.
O candidato se compromete a oferecer turno de no mínimo 7 horas a todos os alunos e turno integral, de 10 horas, nas comunidades mais vulneráveis. O programa prevê o aumento da quantidade de turmas e a redução de alunos por sala de aula para uma média de 20 a 25 estudantes.
Ramagem promete investir na capacitação contínua dos profissionais de educação e na estrutura física das escolas. O candidato destaca que todas as unidades serão climatizadas. O plano de carreira, cargos e salários dos profissionais de educação será revisto, compromete-se.
Na educação especial, o candidato propõe criar salas de recursos multifuncionais e adequar as escolas para atender alunos com necessidades especiais com monitores especializados.
O candidato propõe o programa Escola de Portas Abertas com quatro objetivos: integrar as políticas de esporte, arte e cultura aos programas de educação; oferecer educação especial inclusiva; incluir toda comunidade escolar na construção dos programas educativos e estabelecer pontes entre a escola e o respectivo bairro.
As escolas, segundo o psolista, serão abertas fora dos horários de aula como equipamentos culturais. Cada unidade terá um cineclube popular e desenvolverá uma política de ocupação cultural das praças do entorno. As quadras poliesportivas das escolas serão reformadas e a prefeitura vai garantir acesso dos alunos aos equipamentos e instalações esportivas de clubes. O programa do candidato propõe a realização da Olimpíada Carioca, iniciada no primeiro ano de governo.
Na educação especial, Tarcísio promete garantir a oferta de vagas aos alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O candidato afirma que vai realizar concursos para a composição do quadro de profissionais e garantir intérpretes de libra em número adequado às necessidades da rede.
Para a educação infantil, o candidato promete contratar vagas ociosas do ensino privado para garantir que as famílias possam matricular as crianças em creches privadas enquanto aguardam vagas na rede pública.
Amorim afirma que o gabinete do prefeito realizará fiscalização permanente da aplicação das políticas públicas fixadas no plano de governo e vai incrementar o papel das ouvidorias no controle das atividades. Serão implementados programas de capacitação, meritocracia e valorização permanente do servidor público, afirma o programa.
Queiroz se compromete a promover uma educação inclusiva de qualidade. O candidato propõe adaptar as estruturas físicas das escolas para garantir acessibilidade universal, implementar tecnologiasde assistência e recursos pedagógicos especializados para apoiar o aprendizado inclusivo. Queiroz afirma que vai realizar parcerias com instituições especializadas e associações de pais para desenvolver programas de suporte psicossocial e emocional para crianças com deficiência e suas famílias.
Na consolidação da educação em tempo integral, Marcelo Queiroz afirma que vai assegurar a disponibilidade de recursos humanos, equipamentos e toda infraestrutura adequada para o funcionamento efetivo das escolas em horário integral, bem como para atividades extracurriculares, como quadras esportivas, laboratórios de ciências e salas de arte. O candidato se compromete a contratar mais profissionais especializados em áreas como esportes, música e idiomas para enriquecer o currículo educacional.
Com o objetivo de zerar a espera de crianças por vaga, Queiroz pretende fazer parcerias com o governo estadual, federal e setor privado para financiamento e construção de novas creches. Ele promete garantir um vale creche para todas as crianças que não conseguirem vagas na rede.
A rede, segundo o programa, contará com assistência social para garantir assistência médica, alimentação e evitar a evasão escolar de crianças e jovens. O candidato afirma que vai lutar pelo fim das operações policiais nas favelas, que suspendem o funcionamento das escolas.
Os profissionais de educação serão valorizados com plano de carreira, salários dignos e programa de capacitação continuada, afirma Cyro. O candidato acrescenta que serão abertas vagas em concurso público.
Pantoja promete reajuste salarial a todos os profissionais de Educação do município, defende um plano de carreira unificado e a realização de concursos, interrompendo contratações temporárias e terceirizações.
A candidata propõe climatização de 100% das escolas até o fim do primeiro ano de governo; construção de alojamentos estudantis nas proximidades de escolas técnicas e de universidades públicas do Rio e passe livre estudantil ilimitado para os estudantes.
O ensino da história afro-brasileira e indígena serão incorporados ao currículo municipal, promete. Pantoja afirma que vai ampliar gradualmente o ensino integral para toda a rede até 2028.
Carol Sponza (Novo)










