Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, é alvo da CBFFRANCK FIFE / AFP

Rio - Após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, os brasileiros mudaram a percepção sobre a contratação de um técnico estrangeiro para o ciclo de 2026. O Datafolha realizou uma pesquisa entre os dias 19 e 20 de dezembro e o resultado mostrou uma queda na rejeição por um comandante gringo. 
Foram 2.226 pessoas entrevistadas para a pesquisa. Antes da Copa do Mundo, a contratação de um técnico estrangeiro tinha apenas 30% de aprovação, mas este número subiu para 41% após a eliminação do Brasil. A maioria (48%) ainda tem preferência por um brasileiro.
Cerca de 6% são indiferentes e 5% não souberam responder a pesquisa. Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, a preferência por um estrangeiro é maior, com 46% favoráveis e 46% contrários. Entre os mais velhos, acima de 60 anos, a opção por estrangeiro cai para 32%. 
Após a eliminação diante da Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite deixou o comando da seleção brasileira após seis anos. A CBF estuda os possíveis substitutos e estrangeiros como Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane são alvos. Entre os brasileiros, Dorival Júnior e Fernando Diniz são observados.