Torcedores da Arábia Saudita vestem camisas com números da Copa de 2034Divulgação/SAFF

Arábia Saudita - A Arábia Saudita oficializou, nesta segunda-feira (9), a candidatura para ser sede da Copa do Mundo de 2034. A Federação Saudita de Futebol (SAFF) anunciou que a carta de intenção já foi assinada e enviada à Fifa cinco dias depois de declarar o desejo de receber o torneio. 
"Na semana passada, anunciamos nossas ambições de sediar a Copa do Mundo de 2034, e esta inscrição continua nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. Estamos extremamente comprometidos em apresentar a candidatura mais competitiva possível que também vai ajudar a unir o mundo por meio do futebol", declarou o presidente da federação saudita, Yasser Al Misehal. 
A Arábia Saudita é a grande favorita para ser a sede por estar disposta a investir alto no evento. O grande desejo do país é limpar a imagem perante o mundo através do futebol, como aconteceu no Catar em 2022. A Austrália também demonstrou interesse em sediar o torneio. 
A Fifa estabeleceu que a Copa de 2034 acontecerá na Ásia e/ou na Oceania. Os países interessados em sediar o torneio têm até o dia 31 de outubro para aplicarem suas candidaturas. A intenção é de que o vencedor seja eleito a partir do último trimestre de 2024.
A decisão levou em conta o mecanismo de rotatividade, no qual uma confederação continental deve aguardar no mínimo duas edições para ter novamente um ou mais países-membros como anfitrião. 
Na mesma reunião foi decretado que, em 2030, a Copa do Mundo terá jogos em seis países e três continentes. Os duelos serão disputados majoritariamente em Marrocos (África), Portugal e Espanha (Europa), com partidas inaugurais em Uruguai, Argentina e Paraguai (Conmebol), em comemoração ao centenário do torneio.