Rio - O sonho de competir em um palco que recebeu alguns dos maiores atletas do mundo vai se tornar realidade para jovens de favelas do Rio. Sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, será a casa da primeira edição do Favela Champions, no dia 29 de outubro, a partir das 9h (de Brasília).
A apresentação fica por conta do ator, comediante, influenciador e lutador Whindersson Nunes, embaixador da Luta pela Paz (LPP) nesse evento. O evento contará com competições de quatro modalidades de luta: boxe, jiu-jitsu, luta livre esportiva e muay thai. Cada uma delas é composta por chaves com centenas de atletas inscritos em busca do sonho de conquistar um lugar no pódio.
Para assistir aos combates, basta levar 1kg de alimento não perecível, que serão doados a famílias de crianças e jovens atendidos pela Luta pela Paz na Nova Holanda, uma das 16 favelas da Maré. Além dos torneios, o evento abrirá espaço para apresentações de artistas do Complexo da Maré, sede da LPP, e show de encerramento.
As crianças acompanhadas pelos responsáveis também terão diversas atividades no local, que oferece uma estação com food trucks e diversas opções de alimentação. O Favela Champions é um evento do projeto Maré Unida, que promove o desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens moradores do Complexo da Maré através de esportes de luta.
"O esporte ensina aos jovens disciplina, coragem, autocontrole, estabelecimento de metas e humildade. Muitos atletas atuais campeões mundiais cresceram em comunidades desfavorecidas, onde apenas ir à academia todos os dias é um desafio", disse o fundador da Luta pela Paz, o antropólogo e ex-pugilista inglês Luke Dowdney.
"O Favela Champions é o primeiro campeonato de boxe e artes marciais do Brasil que destaca a importância de comunidades como o Complexo da Maré, onde nasceu a LPP, e de onde vieram muitos campeões e campeãs, e onde tantos jovens talentosos treinam todos os dias para um futuro melhor dentro e fora do ringue e do tatame", completou.
O projeto é realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Rio de Janeiro. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Luta pela Paz trabalha em comunidades afetadas pela desigualdade social e violência, fazendo com que jovens possam se desenvolver, alcançar o melhor de seu potencial e construir uma sociedade mais inclusiva. Fundada e sediada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, a entidade está presente em 25 países por meio de suas academias, programa Comunidade Segura e aliança de parceiros treinados com a metodologia criada pela organização.
A Luta pela Paz (LPP) é uma ONG fundada em 2000 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Hoje, está presente em mais de 25 países e mais de 250 mil pessoas foram impactadas em busca de uma sociedade mais segura e inclusiva. Apenas em 2022 mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens participaram de nossos programas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.