Leclerc conquistou a pole e tenta se tornar o primeiro monegasco a vencer o GP de MônacoANDREJ ISAKOVIC / AFP

Rio - Charles Leclerc pode fazer história na Fórmula 1. Após conquistar a pole position no GP de Mônaco, neste sábado (25), o piloto da Ferrari pode quebrar a maldição e se tornar o primeiro monegasco a vencer no Principado.
O piloto da Ferrari, de 26 anos, conquistou a pole no GP de Mônaco pela terceira vez na carreira. Leclerc nunca venceu na tradicional pista de Monte Carlo e busca uma vitória inédita neste domingo (26), além de quebrar a maldição dos monegascos em casa.
Na história da Fórmula 1, apenas um piloto monegasco conseguiu chegar no pódio no GP de Mônaco: Louis Chiron, terceiro colocado em 1950 pela Maserati. Leclerc conquistou a pole em 2021 e 2022, mas sequer largou após o carro apresentar uma falha mecânica na volta de apresentação.
O histórico de Leclerc em Mônaco não é positivo. Além das falhas mecânicas na volta de apresentação em 2021 e 2022 após conquistar a pole no dia anterior, o piloto abandonou a corrida em 2018 e 2019. Já em 2020, não houve GP por conta da pandemia da Covid-19.
No ano passado, Leclerc largou em sexto lugar após ser punido por atrapalhar Lando Norris, da McLaren, na volta rápida durante a classificação. Tudo isso ocorreu por conta de uma falha de comunicação da própria Ferrari. Ele terminou a corrida na mesma posição.