Dorival orienta o Brasil no jogo contra o ChileJavier Torres / AFP

Santiago - Dorival Júnior ficou contente com a maturidade do Brasil para lidar com o gol relâmpago no Chile na noite desta quinta-feira (10). A Seleção saiu atrás no placar, mas buscou a virada e venceu La Roja por 2 a 1 no Estádio Nacional de Santiago. Por outro lado, o treinador segue com os pés no chão e lembrou que há "muita coisa ainda para consertar".
"A partir do momento que o árbitro inicia uma partida, é natural que o nível de concentração tenha que ser sempre muito alto. Aconteceu, eles foram felizes. Por outro lado, eu fico muito feliz em ter visto a maturidade da equipe, mesmo muito jovem. Nós tivemos equilíbrio e tranquilidade, tentando acelerar nos momentos em que tínhamos posse de bola", destacou Dorival.
"E trocamos um número considerável de passes, tentando inverter sempre os lados das jogadas. Os gols saíram praticamente dessa forma, em inversões. Muita coisa que foi trabalhada ficou muito clara na noite de hoje. Estamos caminhando passo a passo. Aos pouquinhos, com muita coisa ainda para consertar, tentando encontrar o melhor caminho", completou.
Outro tema da entrevista coletiva foi Igor Jesus. O centroavante do Botafogo foi convocado pela primeira vez e ganhou oportunidade como titular logo de cara, diante do Chile. Ele aproveitou a oportunidade e anotou o primeiro gol da seleção brasileira na partida. 
"A presença do Igor preencheu daquele homem mais presente na área, para ser um pivô em determinados momentos e que possa, ao mesmo tempo, com essas flutuações, buscar o ataque à última linha. Tivemos consideravelmente na noite de hoje, e não vínhamos tendo nas partidas anteriores. Acho que foi uma mudança de comportamento a respeito daquilo que foi proposto, trabalhado e repetido para que aqui pudéssemos fazê-lo. Em muitos lances, nós tínhamos a todo momento ataque à última linha adversária e é natural que pudéssemos criar mais oportunidades do que nos últimos jogos", afirmou Dorival.
O técnico também explicou as substituições de André e Lucas Paquetá no intervalo. Além disso, revelou que já há conversas para trazer um novo jogador para o lugar de Paquetá, que está suspenso pelo acumulo de cartões amarelos.
"O André teve um choque muito forte no último treinamento e estava tendo alguma dificuldade até de performar em razão da batida. Ele fez um trabalho intenso para estar em campo. Paquetá já tinha amarelo. Então, aproveitamos aquele momento para uma alteração do meio para ver se ganhávamos um pouquinho mais de dinâmica naquele setor. Estamos conversando a respeito de uma possível vinda de mais um atleta. Provavelmente até o final da noite ou mais tardar amanhã, já teremos essa definição. Que tenhamos o grupo sempre completo e conhecendo um pouco mais cada um deles", disse o treinador.

Agenda e situação na tabela

Com o resultado, a seleção brasileira soma 13 pontos e aparece na quarta colocação. Agora, a Canarinho vira a chave para a décima rodada das Eliminatórias.
A equipe de Dorival Júnior volta a campo na próxima terça-feira (15), às 21h45, para enfrentar o Peru no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.