Seleção brasileira feminina levou a prata nos Jogos Olímpicos de ParisRafael Ribeiro/CBF
Seleção feminina encerra 2024 como a sétima do ranking da Fifa
Temporada foi marcada por prata heroica nos Jogos Olímpicos de Paris
Depois de encerrar 2023 fora do top 10 no ranking de futebol feminino da Fifa, a seleção brasileira subiu quatro posições e fechou a temporada em sétimo lugar. Na última atualização de 2024, divulgada nesta sexta-feira, o Brasil ultrapassou o Japão - a última lista havia sido divulgada há quase quatro meses.
A evolução da equipe de Marta, Gabi Portilho, Lorena e companhia reflete o bom desempenho do conjunto verde e amarelo na temporada. As comandadas de Arthur Elias conquistaram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, superando o favoritismo de França e Espanha, e foram finalistas da Copa Ouro da Concacaf. Nas duas ocasiões, as meninas do Brasil acabaram derrotadas pelos Estados Unidos, líder do ranking, na decisão.
O Brasil, que chegou a ocupar a segunda posição do ranking em 2009, encerrou a temporada com 13 vitórias, três empates e quatro derrotas em 20 partidas disputadas. A meta é continuar crescendo, já que o país será sede da próxima Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027.
As norte-americanas, sob o comando de Emma Hayes, voltaram a reinar após a eliminação precoce diante da Suécia, ainda nas oitavas de final, no Mundial de 2023, vencido pelas espanholas. A medalha de ouro olímpica alavancou a pontuação da equipe, que retomou a liderança do ranking ainda em agosto.
Atrás das norte-americanas figuram Espanha, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Canadá e Brasil. Na sequência, Japão, Coreia do Norte e Holanda completam a lista das dez melhores seleções do mundo. A França, pela primeira vez em sua história, deixou o top 10, encerrando o ano na 11ª posição.
Com o ingresso de Gibraltar (185º), o ranking de futebol feminino da Fifa agora conta com 195 seleções. As equipes que mais ganharam posições no top 100 foram Polônia (28º), Belarus (50º), Indonésia (97º) e Estônia (99º). Também em evolução, Arábia Saudita (166º), Irlanda do Norte (44º) e Cabo Verde (129º) alcançaram suas melhores classificações.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.