Manchester United demitiu Ruben AmorimOli Scarff / AFP
Manchester United demite Ruben Amorim após nova sequência de tropeços
Treinador português encerra passagem com pior aproveitamento de um técnico no comando do clube neste século
Rio - Chegou ao fim a trajetória de Ruben Amorim como técnico do Manchester United. O treinador português, de 40 anos, foi demitido nesta segunda-feira (5), um dia depois de o comandante criticar publicamente a alta cúpula do clube. O desabafo ocorreu logo após o empate por 1 a 1 com o Leeds United, fora de casa, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.
Em entrevista coletiva, Ruben Amorim reclamou de ser tratado apenas como o treinador da equipe principal e cobrou mais autonomia para tomar decisões. A declaração foi interpretada como uma crítica ao diretor Jason Wilcox pela não contratação de Antoine Semenyo, revelação do Bournemouth, e foi a gota d'água para a demissão do português.
Ruben Amorim ficou 14 meses no cargo e acumulou 63 jogos no comando do Manchester United. Durante o período, o português venceu somente 24 partidas e teve um aproveitamento de 38,7%, o pior índice de um comandante da equipe neste século. O time encerrou a última temporada na 15ª posição do Campeonato Inglês, a mais baixa colocação da equipe na história da competição, e perdeu a final da Liga Europa para o Tottenham.
O Manchester United foi ao mercado e gastou 200 milhões de euros (R$ 1,5 bilhões) para mudar o panorama do time. Entre as contratados está o brasileiro Matheus Cunha, da seleção brasileira. Contudo, o time ainda não deslanchou. O conjunto vermelho está na sexta posição do Campeonato Inglês, com 31 pontos.
Considerado um dos treinadores mais promissores da nova geração, Ruben Amorim fechou com o Manchester United depois de o time inglês pagar 11 milhões de euros ao Sporting, de Portugal, pela liberação do técnico, em novembro de 2024. Ele tinha contrato até 2027. Darren Fletcher, comandante do time sub-18, assume interinamente, segundo o The Athletic.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.