Artur Jorge comanda treino do BotafogoVítor Silva/Botafogo

Rio - Após jogar sete partidas seguidas no Rio de Janeiro, o Botafogo se prepara para uma maratona de viagens. O Alvinegro vai percorrer mais de 23 mil quilômetros nas próximas duas semanas, com jogos em três competições diferentes.
O Botafogo terá compromissos pelo Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. O Alvinegro decide a vida fora de casa tanto na Libertadores quanto na Copa do Brasil. Já no Brasileirão, encara Fortaleza e Corinthians, e retorna ao Rio de Janeiro para o clássico com o Fluminense.
A primeira viagem é neste fim de semana. O Botafogo percorrerá mais de 2 mil quilômetros para visitar o Fortaleza, pela 6ª rodada do Brasileirão. Em seguida vai direto para Lima, no Peru, percorrendo mais 4 mil quilômetros para enfrentar o Universitário, dia 16, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
Depois de percorrer quase 7 mil quilômetros passando por Fortaleza e Lima, o Botafogo viaja mais de 3 mil km para retornar ao Rio de Janeiro, antes de seguir para São Paulo, sua viagem mais curta, onde enfrenta o Corinthians, dia 19. Depois são mais 2,4 mil km para Salvador, onde encara o Vitória pela Copa do Brasil.
O Botafogo encarra a maratona percorrendo mais de 10 mil quilômetros até Barranquilla, na Colômbia, onde enfrentará o Junior Barranquilla, dia 28, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Três dias antes ainda terá o desgaste do clássico com o Fluminense, pela 8ª rodada do Brasileirão.
Ainda existe a possibilidade do Botafogo enfrentar o Grêmio, dia 1º de junho, fora de casa. Entretanto, a CBF pode adiar mais jogos dos times gaúchos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Por enquanto, as partidas foram adiadas até o final de maio.