O técnico Artur Jorge faz as contas para o Botafogo chegar às oitavas da Libertadores Vitor Silva / Botafogo
Botafogo pode se classificar para oitavas da Libertadores na próxima rodada
Glorioso enfrenta o Universitario na próxima quinta (16), no Peru
A difícil vitória por 2 a 1 sobre a LDU, quarta-feira (8) no Nilton Santos, deixou o Botafogo em segundo lugar do Grupo D e também perto da classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. Para isso, além de vencer fora de casa o Universitario, do Peru, o Glorioso terá de torcer por um tropeço da LDU no Equador, contra o Junior Barranquilla, da Colômbia.
Com seis pontos em quatro jogos, o time de Artur Jorge está em segundo lugar, empatado com os colombianos, que têm melhor saldo (2 contra 0). Se vencer no Peru, o Botafogo chegaria a nove pontos e abriria quatro de vantagem sobre o Universitario, que ficaria com cinco.
Mas precisaria do outro confronto do grupo para garantir a vaga com uma rodada de antecedência. Isso porque a LDU está em último lugar, com quatro pontos. Caso empate ou perca, também não conseguiria alcançar o Glorioso.
Por outro lado, uma vitória dos equatorianos embolaria o grupo e obrigaria a um confronto direto na Colômbia. Ainda assim, a situação não seria ruim, já que o Junior Barranquilla ficaria com seis pontos.
Ou seja, o Botafogo teria a vantagem do empate na sexta rodada. Mas não poderia perder, sob o risco de ser ultrapassado no saldo de gols pelos colombianos e também pela LDU, caso vença em casa o Universitário.
Se o Botafogo perder no Peru
Entretanto, as contas podem ser mais complicadas em caso de derrota na próxima quinta-feira (16). Afinal, o Glorioso ficaria com seis pontos e seria ultrapassado pelos peruanos, que iriam para oito. Além disso, poderia cair para o último lugar do grupo, se a LDU vencer também.
A uma rodada no fim, obrigaria a vencer o Junior Barranquilla fora de casa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.