Árbitro marcou pênalti para o Grêmio contra o Botafogo após revisão no VARReprodução / Premiere

Rio - A CBF divulgou, no fim da noite de quarta-feira (24), o diálogo do VAR na análise do pênalti marcado para o Grêmio contra o Botafogo, em Porto Alegre, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileirão. O responsável pelo vídeo, Ilbert Estevam da Silva, entendeu o toque na mão de Matheus Martins como uma "ação de bloqueio" e recomendou a revisão para Lucas Paulo Torezin, que apontou a marca da cal. Na cobrança, aos 44 do segundo tempo, o goleiro Tiago Volpi empatou a partida em 1 a 1.
"Vejo um atleta que salta (Matheus Martins). Com o braço esquerdo, ele faz uma ação de bloqueio e muda a trajetória dessa bola. Pela (câmera) inglesa, a gente consegue ver bem essa trajetória. Vocês concordam comigo que é uma ação de bloqueio para penal?", disse Ilbert.
"Torezin, recomendo uma revisão para possível penal por uma ação de bloqueio, ok? Vou te soltar um loop lento, porque é a melhor condição que temos para ver essa mão em uma ação de bloqueio. Essa bola não toca no braço direito, que é um braço grudado. O braço esquerdo é um braço aberto que troca a direção", completou.
Ao rever o lance, o árbitro principal concordou com a interpretação do VAR.
"A bola já tinha passado do ombro dele e toca na mão. Tiro penal (...) sem sanção disciplinar, sem cartão amarelo", decidiu Lucas Paulo Torezin.
Com o resultado, o Botafogo desperdiçou a chance de entrar no G4 do Brasileirão. A equipe de Davide Ancelotti soma 40 pontos e aparece na quinta posição do campeonato.