Rio - Na disputa por vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Botafogo enfrenta o Fortaleza, neste domingo (7), às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 38ª rodada do Brasileirão. O Glorioso precisa da vitória e torcer por um empate entre Fluminense e Bahia, que se enfrentam no mesmo horário, no Maracanã.
Mas a vaga na fase de grupos da Libertadores não é a única coisa em jogo no Nilton Santos. Na luta contra o rebaixamento, o Fortaleza depende apenas de si para permanecer na primeira divisão. Portanto, também precisa vencer. Em caso de vitória, portanto, confirma a permanência. Contudo, se tropeçar, terá que torcer por tropeços de Vitória e Internacional.
Onde assistir
O jogo terá transmissão da Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).
Como chega o Botafogo
O Botafogo se complicou na disputa pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores, mas ainda tem esperança. O Alvinegro viu de perto a possibilidade escapar das mãos quando perdia para o Cruzeiro, na última quinta-feira (5), mas conseguiu um gol nos acréscimos e conquistou um ponto importante para seguir vivo na disputa com Fluminense e Bahia.
Para o jogo contra o Fortaleza, o Botafogo tem alguns problemas para resolver. O zagueiro David Ricardo, por exemplo, recebeu cartão vermelho no empate com o Cruzeiro e cumprirá suspensão. Assim, o técnico Davide Ancelotti realizou testes durante a semana e chegou a improvisar o volante Newton na zaga ao lado de Marçal. Gabriel Bahia e Marquinhos são outras opções.
Além dos problemas no sistema defensivo, o treinador também tem desfalques na parte ofensiva. Afinal, os meias Savarino e Joaquín Correa são desfalques por causa de lesão muscular. Por fim, os goleiros Léo Linck e Neto também estão fora da temporada por causa de lesões e seguem tratamento no departamento médico.
Como chega o Fortaleza
Na luta contra o rebaixamento, o Fortaleza vive bom momento na reta final e chega motivado para garantir a permanência na elite. Nos últimos quatro jogos no Brasileirão, o Leão conquistou quatro vitórias e deixou a zona de rebaixamento. Sem perder há nove jogos, o time comandado pelo técnico argentino Martín Palermo reagiu e, agora, depende apenas de si para permanecer na primeira divisão.
Desde a chegada de Martín Palermo, o Fortaleza tem aproveitamento de G-4. Neste período, foram 16 jogos, oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Além de ter vencido os últimos quatro jogos, o Leão está invicto há nove partidas. A reação sob o comando do treinador argentino, portanto, encheu os leoninos de esperança para a última rodada do Brasileirão.
Botafogo x Fortaleza
Brasileirão – 38ª rodada Data e horário: 07/12/2025, às 16h (de Brasília) Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ) Botafogo: Raul; Vitinho, Gabriel Bahia, Marçal e Alex Telles; Marlon Freitas, Allan e Montoro; Barrera, Artur e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti Fortaleza: Brenno; Mancuso, Brítez, Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Tomás Pochettino; Yago Pikachu, Breno Lopes e Bareiro. Técnico: Martín Palermo Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG) VAR: Wagner Reway (SC)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.