Sede do STJD Lucas Figueiredo/CBF

Rio - Nesta segunda-feira (16), a Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Paulo César Zanovelli. Ele é o árbitro que apitou a vitória do Fluminense sobre o São Paulo por 2 a 0, no dia 1º de setembro, pelo Brasileirão. O jogo gerou polêmica por causa do primeiro gol do Flu.
A denúncia é com base no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a "deixar de observar as regras da modalidade". A pena é suspensão de 15 a 120 dias. Se houver reincidência, a suspensão passa a ser de 60 a 240, com multa de R$ 100 a R$ 1 mil.
Um trecho do artigo ainda diz que "a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado". A informação da denúncia foi dada primeiro pela "ESPN".

O caso

O São Paulo acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro ao validar o gol de Kauã Elias, que abriu a vitória do Fluminense. Na origem do lance, o árbitro deu vantagem para o Flu após falta de Calleri em Thiago Santos.
No entanto, Thiago Silva pensou que infração tivesse sido assinalada, ajeitou a bola com a mão e cobrou o que seria a falta. Logo depois, o Flu balaçnou as redes. O árbitro foi ao VAR, mas validou o gol da equipe comandada por Mano Menezes.

VAR

Análise do VAR: Fluminense x São Paulo - 25ª rodada do Brasileirão Betano 2024  
Loading official content
Análise do VAR: Fluminense x São Paulo - 25ª rodada do Brasileirão Betano 2024
Atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em Fluminense (RJ) x São Paulo (SP), pela 25ª rodada do Brasileirão Betano 2024.
0 seconds of 3 minutes, 41 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol
01:26
00:00
03:41
03:41
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Alisson elogia Colômbia, mas confia em 'grande atuação' do Brasil Seleção Brasileira está pronta para enfrentar a Colômbia em Brasília Dorival quer Raphinha e Rodrygo jogando como em seus clubes Seleção treina em véspera de confronto contra Colômbia Veja mais vídeos do CBF no OneFootball
Em análise divulgada no dia 6 de setembro, Paulo Cesar Zanovelli é questionado pela equipe que está na cabine do VAR e diz que viu a falta de Calleri, mas que optou por dar vantagem: "Para mim, disputa de espaço entre Calleri e Thiago Santos. Calleri segura o Thiago, eu dou vantagem da falta do Calleri. Era falta para o Fluminense".
Na sequência, um dos auxiliares fala para o árbitro que Thiago Silva, por entender que tinha sido marcada a falta, coloca a mão na bola para reiniciar a partida. A partir disso, o VAR sugere que o árbitro veja o lance no vídeo.
Enquanto assiste, Paulo Cesar Zanovelli reforça que viu a falta de Calleri. Quando Thiago Silva coloca a mão na bola, porém, ele se contradiz.
"Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?", diz, antes de sair do monitor.