Campeã mundial em 1966, e sem grandes atuações desde então (somente um quarto lugar na Copa de 1990), a Inglaterra vem para o Brasil para buscar o bicampeonato. A equipe treinada por Roy Hodgson, conta com alguns veteranos, como Gerrard, Terry e Lampard, e muitos jovens. Um dos mais promissores é Danny Welbeck, atacante de 23 anos, que atua no Manchester United, e joga regularmente no time titular, ao dos craques Wayne Ronney e Robin Van Persie.
Nascido em Longsight, em Manchester, Welbeck é filho de ganeses e chegou ao Manchester United na temporada 2005-06, para jogar nas divisões de base do clube. Sua habilidade com a perna direita, força (tem 1,85m) e presença no ataque, fizeram com que Sir Alex Ferguson, lendário ex-treinador dos Diabos Vermelhos, o puxasse para a equipe principal. O técnico escocês viu as características de Welbeck semelhantes às do nigeriano Kanu, ex-atacante do Arsenal. Mas o atacante se espelha no craque francês Thierry Henry.
Carreira
O jovem jogador debutou em setembro de 2008, na vitória do Manchester United sobre o Middlesbrough, pela Copa da Liga Inglesa. Seu primeiro gol na equipe profissional foi uma pintura, contra o Stoke city, no Old Trafford, dois meses depois da sua estreia no time. Na final contra o Tottenham Hotspur, O jovem atacante mostrou seu faro de artilheiro na temporada 2008-2009, e garantiu lugar no elenco do United. Ele esteve entre os selecionados para o segundo jogo da semifinal da Liga dos Campeões, contra o Barcelona e também esteve no grupo que viajou à Moscou para a final, onde os Diabos Vermelhos sagraram-se campeões nos pênaltis, contra o rival Chelsea.
>>> LEIA MAIS: Promessas de ouro! Bernard é o xodó do Brasil para a Copa do Mundo
Para ganhar experiência em outros times, Ferguson liberou Welbeck para jogar por empréstimo no Preston North End. A princípio, ele ficaria de janeiro de 2010 a julho do mesmo ano. Mas neste período, o atacante sofreu com uma séria lesão no joelho, e teve que voltar para o Manchester United, em março, para se tratar no centro de treinamento do clube. Em agosto de 2010, Welbeck foi para o Sunderland, novamente por empréstimo, e lá ficou até o fim da temporada 2010-2011.
De volta à Old Trafford para a temporada 2011-2012. Já sem Cristiano Ronaldo e Tevez, Welbeck foi buscando seu espaço na equipe titular aos poucos, pois o Manchester United contava com Berbatov e Rooney no ataque. No dia 22 de janeiro, o atacante marcou o gol que deu a vitória dos Diabos Vermelhos contra o Arsenal, no estádio do rival. Sua grande performance o colocou entre os jovens que mais se destacaram durante a temporada e foi premiado pela Federação Inglesa de Futebol.
>>> LEIA MAIS: Holanda tem força e bom passe de Strootman para iniciar renovação
Na temporada seguinte, Welbeck levou a torcida do Manchester à loucura ao marcar o gol de empate contra o Real Madrid, na Liga dos Campeões, em pleno Santiago Bernabéu, ao certar um cabeçada num escanteio cobrado por Rooney. Foi seu primeiro gol em quatro meses sem balançar as redes. A temporada, entretanto, não foi das melhores para Welbeck. Ele marcou apenas dois gols em 40 jogos. Em 2013/2014, Welbeck mostrou seu bom futebol e marcou o gol no primeiro jogo sob o comando de David Moyes, que substituiu Sir Alex Ferguson.
Seleção Ingelsa
Welbeck foi convocado pelo técnico Roy Hodgson para a Eurocopa de 2012, sediada na Polônia e Ucrânia. Em amistoso antes do torneio, o atacante fez uma grande atuação contra a Bélgica, marcando o gol da vitória de 1 a 0. Já no torneio, o jogador fez o importante gol que garantiu os três pontos da Inglaterra sobre a Suécia, aos 33 minutos do segundo tempo e, consequentemente, o primeiro lugar no grupo D.
>>> LEIA MAIS: Bony é uma das promessas da Costa do Marfim na Copa do Mundo
Roy Hodgson gostou das atuações de Welbeck na Eurocopa e contou com ele durante as eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano. O atacante atuou diversas vezes no time titular, ao lado de Rooney, seu companheiro no Manchester. Entretanto, Danny, como é chamado, fez apenas dois gols, ambos em Wembley., contra duas seleções sem tradição no futebol. O primeiro foi em outubro de 2012, na vitória de 5 a 0 sobre San Marino, enquanto o segundo foi marcado contra a Moldávia, em setembro de 2013.
Welbeck pode surgir como uma das novidades de Roy Hodgson no time titular do English Team, ao lado de Rooney. Os atacantes, que estão acostumados a jogarem juntos no Manchester United, podem repetir a ótima dupla, agora na seleção inglesa, que vem ao Brasil em busca do bicampeonato mundial.
>>> LEIA MAIS: França conta com segurança de Varane para surpreender na Copa