Por rodrigo.hang

Campeã mundial em 1966, e sem grandes atuações desde então (somente um quarto lugar na Copa de 1990), a Inglaterra vem para o Brasil para buscar o bicampeonato. A equipe treinada por Roy Hodgson, conta com alguns veteranos, como Gerrard, Terry e Lampard, e muitos jovens. Um dos mais promissores é Danny Welbeck, atacante de 23 anos, que atua no Manchester United, e joga regularmente no time titular, ao dos craques Wayne Ronney e Robin Van Persie. 

Welbeck é um dos jovens jogadores da seleção inglesa que podem despontar durante a CopaReuters

Nascido em Longsight, em Manchester, Welbeck é filho de ganeses e chegou ao Manchester United na temporada 2005-06, para jogar nas divisões de base do clube. Sua habilidade com a perna direita, força (tem 1,85m) e presença no ataque, fizeram com que Sir Alex Ferguson, lendário ex-treinador dos Diabos Vermelhos, o puxasse para a equipe principal. O técnico escocês viu as características de Welbeck semelhantes às do nigeriano Kanu, ex-atacante do Arsenal. Mas o atacante se espelha no craque francês Thierry Henry. 

Carreira

O jovem jogador debutou em setembro de 2008, na vitória do Manchester United sobre o Middlesbrough, pela Copa da Liga Inglesa. Seu primeiro gol na equipe profissional foi uma pintura, contra o Stoke city, no Old Trafford, dois meses depois da sua estreia no time. Na final contra o Tottenham Hotspur, O jovem atacante mostrou seu faro de artilheiro na temporada 2008-2009, e garantiu lugar no elenco do United. Ele esteve entre os selecionados para o segundo jogo da semifinal da Liga dos Campeões, contra o Barcelona e também esteve no grupo que viajou à Moscou para a final, onde os Diabos Vermelhos sagraram-se campeões nos pênaltis, contra o rival Chelsea. 

>>> LEIA MAIS: Promessas de ouro! Bernard é o xodó do Brasil para a Copa do Mundo

Para ganhar experiência em outros times, Ferguson liberou Welbeck para jogar por empréstimo no Preston North End. A princípio, ele ficaria de janeiro de 2010 a julho do mesmo ano. Mas neste período, o atacante sofreu com uma séria lesão no joelho, e teve que voltar para o Manchester United, em março, para se tratar no centro de treinamento do clube. Em agosto de 2010, Welbeck foi para o Sunderland, novamente por empréstimo, e lá ficou até o fim da temporada 2010-2011. 

De volta à Old Trafford para a temporada 2011-2012. Já sem Cristiano Ronaldo e Tevez, Welbeck foi buscando seu espaço na equipe titular aos poucos, pois o Manchester United contava com Berbatov e Rooney no ataque. No dia 22 de janeiro, o atacante marcou o gol que deu a vitória dos Diabos Vermelhos contra o Arsenal, no estádio do rival. Sua grande performance o colocou entre os jovens que mais se destacaram durante a temporada e foi premiado pela Federação Inglesa de Futebol. 

>>> LEIA MAIS: Holanda tem força e bom passe de Strootman para iniciar renovação

Na temporada seguinte, Welbeck levou a torcida do Manchester à loucura ao marcar o gol de empate contra o Real Madrid, na Liga dos Campeões, em pleno Santiago Bernabéu, ao certar um cabeçada num escanteio cobrado por Rooney. Foi seu primeiro gol em quatro meses sem balançar as redes. A temporada, entretanto, não foi das melhores para Welbeck. Ele marcou apenas dois gols em 40 jogos. Em 2013/2014, Welbeck mostrou seu bom futebol e marcou o gol no primeiro jogo sob o comando de David Moyes, que substituiu Sir Alex Ferguson. 

Welbeck comemora com os companheiros de Manchester United um de seus gols pelo clube Reuters

Seleção Ingelsa

Welbeck foi convocado pelo técnico Roy Hodgson para a Eurocopa de 2012, sediada na Polônia e Ucrânia. Em amistoso antes do torneio, o atacante fez uma grande atuação contra a Bélgica, marcando o gol da vitória de 1 a 0. Já no torneio, o jogador fez o importante gol que garantiu os três pontos da Inglaterra sobre a Suécia, aos 33 minutos do segundo tempo e, consequentemente, o primeiro lugar no grupo D. 

>>> LEIA MAIS: Bony é uma das promessas da Costa do Marfim na Copa do Mundo

Roy Hodgson gostou das atuações de Welbeck na Eurocopa e contou com ele durante as eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano. O atacante atuou diversas vezes no time titular, ao lado de Rooney, seu companheiro no Manchester. Entretanto, Danny, como é chamado, fez apenas dois gols, ambos em Wembley., contra duas seleções sem tradição no futebol. O primeiro foi em outubro de 2012, na vitória de 5 a 0 sobre San Marino, enquanto o segundo foi marcado contra a Moldávia, em setembro de 2013. 

Welbeck pode surgir como uma das novidades de Roy Hodgson no time titular do English Team, ao lado de Rooney. Os atacantes, que estão acostumados a jogarem juntos no Manchester United, podem repetir a ótima dupla, agora na seleção inglesa, que vem ao Brasil em busca do bicampeonato mundial.

>>> LEIA MAIS: França conta com segurança de Varane para surpreender na Copa


Você pode gostar