Assim como outros jogadores, Guga ficou na bronca com a arbitragem de LDU x Fluminense, em QuitoMarcelo Gonçalves / Fluminense

O clima de indignação com a arbitragem foi geral no Fluminense. Assim, como Fernando Diniz, Felipe Melo, Jhon Arias e Marlon, Guga foi mais um a criticar a não marcação de pênalti em Cano, na derrota por 1 a 0 para a LDU. Entretanto, o lateral acredita que o que aconteceu em Quito ajudará o time ainda mais a buscar a virada no Maracanã, quinta-feira (29), para o Tricolor conquistar a Recopa Sul-Americana.
"Acho que fizemos uma grande partida. Suportamos bem a altitude. Em alguns momentos conseguimos ter mais controle. O árbitro prejudicou. Que sirva mais de combustível para fazermos um grande jogo diante da nossa torcida. O Maracanã estará cheio e a torcida vai nos apoiar ainda mais, depois dessa partida, para buscarmos o título", afirmou o lateral.
Guga não poupou críticas à arbitragem do colombiano Andrés Rojas e, assim como Marlon, não considera que houve apenas erro na marcação. O lateral ainda contou o que os jogadores ouviram do árbitro do jogo para não marcar o pênalti.
"É pelas intenções do árbitro. Um pênalti claro, o mundo inteiro viu. Ele não pode falar que o zagueiro não teve intenção. Ele falou isso pra todo mundo que estava perto. Que o zagueiro não teve a intenção e por isso ele não deu. O VAR chamou e achávamos que era pra ver se era vermelho ou não. As intenções dele durante a partida prejudicaram muito", avaliou.
Após perder por 1 a 0 em Quito, o Fluminense precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ser campeão da Recopa no Maracanã. Se vencer por um, a decisão será nos pênaltis. Qualquer outro resultado e a LDU celebrará um título sul-americano pela terceira vez sobre o Tricolor.