Rogério Gavazza (à esquerda) analisou ano de 2022 da CBJJD(Foto: Mão de Vaca)

Ao longo dos últimos 15 anos, o Circuito Rio Mineirinho de Jiu-Jitsu - organizado por CBJJD e FJJD-Rio - se tornou referência no Rio de Janeiro e atravessou fronteiras, culminando na criação do Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu em 2022. A ideia surgiu a partir da participação cada vez maior de equipes e atletas de outros estados nos eventos, e visa retribuir esse apoio rodando diversas regiões do Brasil.

Inicialmente, estão confirmados na disputa do ranking 2022/23, além do Rio de Janeiro, os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Belém e Brasília, com outros podendo aumentar a lista. Além disso, duas etapas já aconteceram até o momento, com a realização do Sul Americano em Vitória (ES) e do Rio International Cup.


Presidente da CBJJD, Rogério Gavazza fez um balanço da última temporada - ainda como Circuito Rio Mineirinho - e projetou o que vem pela frente no Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu.

"A cada ano procuramos inovar não só nas premiações, mas com estrutura e expansão do nosso trabalho. Aos poucos o Rio de Janeiro foi ficando pequeno e depois de 15 anos chegou a hora de dar o próximo passo. Começamos com a Federação Sul-Matogrossense de Jiu-Jitsu (FSMJJ), que recentemente completou 10 anos com um ótimo trabalho, mas queremos seguir crescendo", disse Gavazza, que continuou:

"Sobre 2022, foi um ano excelente. Batemos recordes de inscritos em todas as etapas, com destaque para o Campeonato Brasileiro, com quase 2 mil atletas, o Pan Americano e o Mundial, que superou a marca de 2 mil atletas. Pela segunda vez, o Estadual Rio Novatos também foi um grande sucesso, maior que o ano passado (quando tivemos 900 faixas-branca e cinza) e comprovando a necessidade de se investir na base".

Por conta disso, a CBJJD divulgou a divisão do Mundial de Jiu-Jitsu Desportivo para 2023, com o campeonato principal sendo apenas para graduados a partir da faixa amarela, e outro torneio à parte batizado de Mundial Novatos, uma novidade para a temporada.

Com uma pausa na virada do ano, o Circuito Nacional Mineirinho de Jiu-Jitsu retorna nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2023, quando a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico (RJ), irá receber o Rio Summer Open.