Charles do Bronx é o brasileiro mais seguido no Instagram(Foto: Reprodução UFC)
O ápice da carreira de Charles até agora, porém, aconteceu em 2022, quando após somar oito vitórias seguidas, ele derrotou Michael Chandler por nocaute no segundo round para conquistar o cinturão até 70kg do Ultimate.
O bom momento dentro do octógono refletiu fora dele, com Charles do Bronx passando a ser o "favorito" dos fãs e também o lutador brasileiro mais seguido no Instagram. A marca foi quebrada no ano passado, quando o paulista superou 4,5 milhões de seguidores contra na época 4,4 milhões de Anderson Silva, ex-campeão dos médios e lenda do MMA.
Atualmente, Do Bronx soma incríveis 6,3 milhões de seguidores na rede social, enquanto o "Spider" tem 4,7 milhões, mostrando o crescimento da marca do ex-campeão dos leves durante o período. Além de Anderson, Charles também deixou para trás outras lendas do MMA brasileiro - e mundial - como José Aldo (2,8M), Amanda Nunes (1,6M), Vitor Belfort (1,3M), Cris Cyborg (1,2M) e mais.
Seus conteúdos incluem vídeos diários das sessões de treino, "discursos motivacionais" com momentos de sucesso da sua carreira, encontros com outros lutadores e personalidades, montagens e alguns posts de patrocinadores. Segundo Igor Souza, especialista em redes sociais, a conexão próxima de Charles com os fãs explica o sucesso do lutador no Instagram.
"É essencial que o atleta utilize as mídias sociais para estar se comunicando com seus fãs, até porque é necessário que as pessoas do Brasil conheçam sobre o atleta que está ali desempenhando o máximo pelo seu país em alguma competição. Esse apoio é essencial para o atleta saber a responsabilidade que carrega e, assim, dar a sua máxima performance. Os atletas podem se comunicar com os fãs através de rotinas diárias, mostrar ali seu dia a dia, mostrar que ele é uma pessoa normal igual aquela que está assistindo, e assim ele pode criar uma proximidade. Um grande exemplo de sucesso é o Charles do Bronx, hoje com mais de 6 milhões de seguidores somente no Instagram e que possui uma relação próxima com o seu público", afirmou.
Em outubro do ano passado, Charles do Bronx perdeu o cinturão dos leves para o russo Islam Makhachev ao ser finalizado no segundo round do UFC 280. Porém, nem mesmo esse revés parece diminuir a idolatria do faixa-preta de Jiu-Jitsu perante os fãs, e agora a expectativa fica pelo retorno do brasileiro ao octógono em 2023.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.