Saquarema International Cup teve título da GFTeam por equipes, desafios e mais atrações (Foto: Divulgação)

No último fim de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, ocorreu a terceira - e última - etapa do Circuito Mineirinho Costa do Sol de Jiu-Jitsu, batizada de Saquarema International Cup 2024 e que consagrou diversos campeões na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Entre as equipes, dobradinha da GFTeam. O time faturou o título geral (juvenil, adulto e master), com a CheckMat em segundo, Jiu-Jitsu For Life Brasil em terceiro, além de Gracie Humaitá e Game Fight completando o Top 5. Já no kids (pré-mirim ao infanto-juvenil), ouro para a GFTeam, seguida por Checkmat, Game Fight, Vento Sul JJ e Gracie Humaitá, respectivamente.

Junto aos duelos Gi & No-Gi, o Saquarema International Cup contou com as tradicionais superlutas, coroando quatro campeões no Desafio Novos Talentos: Melissa Vignoli (Gracie Humaitá), Kyara dos Santos (Nova União), Lucas Teffé (Gracie Humaitá) e Pyetro Santana (GFTeam).

Liderando os títulos da GFTeam Saquarema estiveram Richard Neves, líder da equipe, e seu filho, o faixa-preta e multicampeão Leonardo Neves, que marcou presença incentivando seus companheiros de treino na última etapa do Circuito Costa do Sol. Vale lembrar que, com o fim da temporada, serão selecionados através do ranking três atletas que, como prêmio, receberão passagens internacionais para disputar a Eurocup 2025 da ISBJJA, em Coimbra, Portugal.

"Fechamos mais um Circuito em 2024, o Circuito Costa Verde - Angra dos Reis, agora o Circuito Costa do Sol - Saquarema e em novembro iremos fechar o Circuito Nacional Mineirinho. Ao todo, serão 17 passagens internacionais para os eventos do Circuito Ibérico da ISBJJA, com etapas em Portugal e na Espanha. Atendemos todas as expectativas dos órgãos públicos tanto de Saquarema como em Angra, e com isso acreditamos que os Circuitos irão entrar definitivamente para o calendário da cidade. E outras, como Araruama e Cabo Frio, podem entrar no Circuito Costa do Sol em 2025. Sem falar no novo projeto, o Circuito Mineirinho Serra 2025", projetou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD - responsável pelos Circuitos.

Além dele, professores e atletas também desejam pela sequência do Circuito Costa do Sol, que ao longo da temporada movimentou a cidade, elevou o Jiu-Jitsu em Saquarema e deu oportunidades a centenas de competidores.

"Que esse trabalho continue firme em Saquarema. Obrigado à CBJJD e ISBJJA por tudo que vocês têm feito pelo Jiu-Jitsu. Com toda a certeza, iremos segurar esse Circuito no calendário oficial da cidade. Vamos brigar se for necessário, pois ele é fundamental aqui, então iremos nos unir por esse objetivo", encerrou Jorge Melo, responsável pela GFTeam Itaúna.