Ilia Topuria e Max Holloway vão disputar o cinturão peso-pena na luta principal (Foto: Reprodução/YouTube)

Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, recebe neste sábado (26)o UFC 308. O card, que tem início às 11h (horário de Brasília), terá em sua luta principal a disputa de cinturão peso-pena entre o atual campeão da categoria, Ilia Topuria, e o ex-campeão Max Holloway. No co-main event, válido pela divisão peso-médio, Robert Whittaker e Khamzat Chimaev se enfrentam e o vencedor do confronto pode ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente em posse de Dricus Du Plessis.

Além disso, o UFC 308 contará com seis brasileiros em ação, todos no card preliminar. Nos meio-pesados, Rafael Cerqueira vai fazer sua estreia pelo Ultimate enfrentando o turco Ibo Aslan, enquanto nos meio-médios, o ex-campeão peso-leve Rafael dos Anjos terá Geoff Neal pela frente. O card ainda terá Brunno Hulk, Victor Hugo, Bruno Blindado e Carlos Leal enfrentando Abus Magomedov, Farid Basharat, Ismail Naurdiev e Rinat Fakhretdinov, respectivamente.

Topuria coloca cinturão em disputa contra Holloway no UFC 308

Uma das disputas de cinturão mais aguardadas de 2024 irá liderar o UFC 308, em Abu Dhabi, neste sábado (26). O evento traz a primeira defesa de título do atual campeão peso-pena Ilia Topuria (15v-0d), que enfrentará um dos lutadores mais queridos pelo público, o ex-campeão e atual detentor do cinturão BMF, Max Holloway (26v-7d)

O confronto promete ser um dos mais técnicos e emocionantes do ano, já que ambos são lutadores altamente habilidosos e conhecidos por suas abordagens empolgantes dentro do octógono. Ilia Topuria está invicto em sua carreira, com 15 vitórias, sendo oito delas por finalização. O georgiano chegou ao UFC no ano de 2020 e, desde então, contabilizou sete vitórias pela organização. Já Max Holloway vem embalado por três triunfos em sequência, sobre Justin Gaethje, “Zumbi Coreano” e Arnold Allen.

Brasileiros em ação
Rafael dos Anjos (à direita) é um dos brasileiros em ação -  (Foto: Reprodução/YouTube)
Rafael dos Anjos (à direita) é um dos brasileiros em ação (Foto: Reprodução/YouTube)

Liderado pela disputa do cinturão peso-pena entre Ilia Topuria e Max Holloway, o UFC 308 terá ainda seis atletas brasileiros representando o país. Ex-campeão peso-leve, Rafael dos Anjos (32v-16d) desembarca em Abu Dhabi buscando recuperação dos resultados negativos recentes. Com um currículo recheado de triunfos sobre grandes nomes como Nate Diaz, Donald Cerrone e Anthony Pettis, o niteroiense enfrenta o norte-americano Geoff Neal (15v-6d) confiante em retornar ao caminho das vitórias.

Uma das principais revelações da divisão no peso-médio nos últimos anos, Brunno "Hulk" Ferreira (12v-1d) chega para o maior desafio de sua carreira até então e pode consolidar o seu nome para uma possível vaga no ranking da categoria. Com três triunfos em suas últimas quatro lutas, todos por nocaute, caso o “Hulk” vença Abus Magomedov (26v-6d-1e) no UFC 308 poderá começar a sonhar com voos maiores na organização.

Revelado no Dana White’s Contender Series, Victor Hugo (25v-4d) estreou na organização com uma vitória sobre Pedro Falcão por decisão unânime dos jurados em abril deste ano. Porém, o compromisso seguinte do atleta goiano será ainda mais duro: o afegão Farid Basharat (12v-0d), que está invicto em 12 lutas na carreira, três delas vestindo as luvas do Ultimate.

Ex-campeão meio-médio do LFA, Carlos Leal aceitou enfrentar o russo Rinat Fakhretdinov (22v-1d-1e) faltando poucos dias para o UFC 308 e quer provar que merece se manter no plantel do Ultimate. Com um cartel de 21v-5d, com 12 triunfos conquistados pela via rápida, o curitibano chega a Abu Dhabi embalado por duas vitórias consecutivas, sonhando em fazer a “trinca” no maior desafio de sua carreira.

Mais um brasileiro que fará sua estreia no UFC 308, o meio-pesado Rafael Cerqueira (11v-0d) não quer ver sua invencibilidade ruir no octógono montado em Abu Dhabi. Com 10 de suas 11 vitórias conquistadas pela via rápida, o lutador baiano enfrenta o turco Ibo Aslan (13v-1d) confiante em impressionar os fãs de MMA e começar a construir uma longa trajetória vestindo as luvas do Ultimate.

Conhecido pelo seu poder de nocaute, método pelo qual conquistou 20 vitórias em sua carreira, Bruno Blindado (23v-11d) precisa retornar ao caminho dos triunfos diante de Ismail Naurdiev (23v-7d) no UFC 308. Atleta do Ultimate desde 2021, o paraibano pode se inspirar em sua sequência inicial na organização, onde superou Wellington Turman, Andrew Sanchez e Jordan Wright, todos pela via rápida.

CARD COMPLETO:

UFC 308
Etihad Arena, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 26 de outubro de 2024
Transmissão: UFC Fight Pass via streaming

Card principal (15h, horário de Brasília)
Peso-pena: Ilia Topuria x Max Holloway
Peso-médio: Robert Whittaker x Khamzat Chimaev
Peso meio-pesado: Magomed Ankalaev x Aleksandar Rakic
Peso-pena: Lerone Murphy x Dan Ige
Peso-médio: Shara Magomedov x Armen Petrosyan

Card preliminar (11h, horário de Brasília)
Peso meio-pesado: Ibo Aslan x Rafael Cerqueira
Peso meio-médio: Geoff Neal x Rafael dos Anjos
Peso casado: Mateusz Rebecki x Myktybek Orolbai
Peso-médio: Abus Magomedov x Brunno Hulk
Peso-pesado: Kennedy Nzechukwu x Chris Barnett
Peso-pena: Farid Basharat x Victor Hugo
Peso-médio: Ismail Naurdiev x Bruno Blindado
Peso meio-médio: Rinat Fakhretdinov x Carlos Leal