Alex Poatan, grande estrela do UFC atualmente, levou o prêmio de "Lutador do Ano" (Foto: Reprodução/Instagram)
Visto como uma das grandes estrelas do UFC na atualidade, Alex Poatan superou Alexandre Pantoja, Dricus Du Plessis, Islam Makhachev e Renan Problema para ser eleito o "Lutador do Ano". O Brasil volta a conquistar tal prêmio desde 2019, quando Amanda Nunes foi a vencedora entre as mulheres. Entre os homens, um brasileiro não era vencedor desde 2010, quando José Aldo foi eleito o "Lutador do Ano" na época. Dessa forma, Poatan quebra um "tabu" de 14 anos.
Já o "Treinador do Ano" no Oscar do MMA foi Plínio Cruz, braço direito de Alex Poatan e que, junto a Glover Teixeira, é um dos grandes responsáveis pelo sucesso de Poatan nas artes marciais mistas. Desde 2015, com Rafael Cordeiro, o Brasil não levava o prêmio entre os treinadores.
Sensação do mundo do MMA, a Fighting Nerds levou um prêmio inédito e histórico para o Brasil. A equipe, liderada por Pablo Sucupira e que tem os brasileiros Caio Borralho, Carlos Prates, Jean Silva e Maurício Ruffy como destaques no UFC, faturou o prêmio de "Academia do Ano". Pablo e Borralho subiram ao palco e fizeram ao público um discurso emocionante. Pela primeira vez na história, uma academia do Brasil, baseada no país, leva tal prêmio no MMA.
Visto como uma das grandes esperanças de título para o Brasil na divisão peso-pena do UFC, Diego Lopes garantiu o prêmio de "Finalização do Ano" no Oscar do MMA pela vitória por armlock que conquistou sobre Gavin Tucker no UFC Nashville, realizado em agosto de 2023.
Também representando o Brasil no Oscar do MMA, Luciana Andrade levou pela primeira vez o prêmio de "Ring Girl do Ano". Vale ressaltar que a também brasileira Jhenny Andrade chegou a ser tricampeã do prêmio, ao ser vencedora em 2016, 2017 e 2018, respectivamente.
Confira abaixo os vencedores em cada quesito:
Lutador do Ano - Alex Poatan
Lutadora do Ano - Weili Zhang
Lutador Revelação do Ano - Tom Aspinall
Lutador Internacional do Ano - Dricus Du Plessis
Luta do Ano - Max Holloway vs Justin Gaethje (UFC 300)
Nocaute do Ano - Max Holloway vs Justin Gaethje (UFC 300)
Finalização do Ano - Diego Lopes vs Gavin Tucker (UFC Nashville)
Surpresa do Ano - Sean Strickland vs Israel Adesanya (UFC 293)
Comentarista do Ano - Jon Anik
Analista do Ano - Michael Bisping
Treinador do Ano - Plínio Cruz
Academia do Ano - Fighting Nerds
Árbitro do Ano - Herb Dean
Ring Girl do Ano - Luciana Andrade
Homem Líder - Dana White (UFC)
Melhor Organização - UFC
Personalidade do Ano - Nina-Marie Danielle
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.