Khabib exaltou Jon Jones como lutador, mas fez ressalvas a respeito do legado fora do octógono (Foto: Reprodução)

Considerado um dos atletas mais respeitados da história do MMA, Khabib Nurmagomedov não poupou elogios ao talento de Jon Jones como lutador, mas fez questão de separar performance esportiva e legado pessoal.

Em entrevista ao programa "Hustle Show", o ex-campeão peso-leve do UFC reforçou que “Bones” é inigualável em termos de conquistas dentro da organização, mas que sua conduta fora do octógono compromete seu impacto como referência para as próximas gerações.

“É muito difícil comparar alguém com Jon Jones. Como lutador, nunca tive dúvidas sobre ele. No UFC, conquistas e legado são coisas diferentes. Acho que muita gente confunde esses dois conceitos. Em termos de conquistas, ninguém se compara a Jon Jones no UFC atualmente. E será muito difícil para qualquer um no futuro próximo”, afirmou Khabib Nurmagomedov.

O reconhecimento técnico de Khabib reflete o histórico quase impecável de Jon Jones dentro do cage. Campeão mais jovem da história do Ultimate, o americano soma vitórias dominantes sobre nomes como Daniel Cormier, Alexander Gustafsson, Glover Teixeira, Stipe Miocic, Lyoto Machida, Vitor Belfort, Mauricio Shogun, entre outros. No entanto, seu histórico fora do octógono — marcado por polêmicas envolvendo doping, prisões e incidentes pessoais — pesa negativamente na avaliação do ex-lutador daguestanês.

“Então, o que é legado? É quando, por exemplo, crianças olham para você e se sentem inspiradas por você. É isso que significa legado. Quando elas tentam imitá-lo de alguma forma. Quando uma criança vê você e pensa: ‘Quero ser como ele’. Sempre houve e sempre haverá questionamentos sobre o comportamento (de Jon Jones), seu caráter e coisas do tipo. Mas não estamos falando disso agora, estamos falando de sua grandeza como lutador. Como lutador, ele é o melhor”, finalizou.

Campeão invicto e aposentado desde 2020, Khabib também foi direto ao explicar que, por lealdade a seu amigo e antigo companheiro de treinos, Daniel Cormier, não seria possível manter uma relação próxima com Jones — protagonista de uma das rivalidades mais intensas da história recente do UFC com "DC".

Curiosamente, Jon Jones já demonstrou respeito público por Khabib. Em ocasiões anteriores, "Bones" incluiu o russo entre os cinco maiores lutadores de todos os tempos, destacando seu “caráter como muçulmano, empresário exemplar e figura admirável fora do octógono”.

Jon Jones, atualmente, está aposentado do MMA, mas já deixou claro que está disposto a deixar sua aposentadoria por um motivo. O agora ex-campeão peso-pesado deseja fazer parte do histórico evento do UFC na Casa Branca, que deve acontecer em julho de 2026.