Virna ou Mackenzie: independente de quem vencer, cinturão fica no Brasil(Foto: Divulgação)

O peso-palha feminino do UFC terá uma nova campeã no dia 25 de outubro, em Abu Dhabi (EAU). As brasileiras Virna Jandiroba e Mackenzie Dern vão disputar o cinturão da categoria no UFC 321, em revanche aguardada desde o primeiro encontro entre elas, em 2020. A atual dona do título, a chinesa Zhang Weili, decidiu abrir mão do posto para subir ao peso-mosca, deixando o trono livre.

O histórico entre as duas adiciona tempero extra ao duelo. No UFC 256, em dezembro de 2020, Mackenzie saiu vencedora ao superar a compatriota por decisão unânime. Quase quatro anos depois, Jandiroba terá a chance de devolver a derrota em um dos momentos mais importantes de sua carreira.

Em grande fase, a “Carcará” vem de cinco vitórias consecutivas e ocupa o topo do ranking da divisão. Sua última performance foi em abril, no UFC 314, quando dominou a chinesa Yan Xiaonan do início ao fim e confirmou o favoritismo com triunfo por decisão unânime. Desde que estreou no Ultimate, em 2019, a baiana acumula oito vitórias em 11 apresentações, metade delas por nocaute ou finalização.

Do outro lado, Mackenzie busca confirmar o posto de maior finalizadora da história da categoria. Dona de cinco vitórias por pela via rápida através no peso-palha, a faixa-preta de Jiu-Jitsu chega embalada por triunfos contra Loopy Godinez e Amanda Ribas — esta em janeiro de 2025. Conhecida por seu estilo agressivo no solo, Dern promete usar novamente sua especialidade para encerrar o combate antes da decisão.