Isaque Bahiense fez um seminário especial na academia De La Riva Jardim Guanabara na última sexta-feira (6)(Foto: Daiana Bueno)
Campeão mundial de Jiu-Jitsu, Isaque Bahiense ministra seminário na De La Riva Jardim Guanabara; veja
Multicampeão na arte suave, Isaque Bahiense fez um seminário especial na academia De La Riva Jardim Guanabara na última sexta-feira (6)
A academia De La Riva Jardim Guanabara, localizada na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, viveu um dia especial na última sexta-feira (6). Professores, alunos e demais integrantes tiveram a oportunidade de ouvir e aprender na prática alguns dos ensinamentos e técnicas de Isaque Bahiense, multicampeão no Jiu-Jitsu e um dos grandes nomes da sua geração na arte suave.
Além de algumas técnicas, o líder da Dream Art também deixou algumas palavras importantes aos atletas, contando algumas das suas experiências ao longo dos anos como competidor no Jiu-Jitsu. Isaque Bahiense celebrou o seminário e destacou o principal intuito da atividade.
“A ideia é poder realmente agregar com vocês (atletas), trazer alguma coisa que vá fazer diferença no Jiu-Jitsu de vocês, na maneira de pensar algumas situações, e tentar trazer um pouco sobre a experiência do Jiu-Jitsu. Porque, no final, a gente quer melhorar, evoluir tecnicamente, mas eu acho que a gente busca muito mais do que isso, acho que é uma evolução muito mais humana do que a técnica, porque uma complementa a outra”, disse Isaque, que seguiu:
“O que o Jiu-Jitsu traz para a gente fora do tatame é até mais importante do que essa parte técnica. Eu vivi a competição por muitos anos e ainda vivo, e minha cabeça sempre foi focada em competir e ganhar. Mas, com o tempo, a gente vai amadurecendo e a gente começa a enxergar os valores, e acredito que é esse o momento que estou vivendo”, destacou o multicampeão.
Faixa-preta e um dos sócios da De La Riva Jardim Guanabara, Pedro Souza celebrou o seminário ministrado por Isaque Bahiense. Além da atividade envolvendo Bahiense, Pedro também deixou claro que o ano de 2026 ainda promete muito mais ações para os alunos da academia.
“Organizamos mais um seminário, dessa vez com o Isaque Bahiense, um multicampeão que dispensa comentários. Para 2026, vamos dar continuidade ao trabalho que a gente já está fazendo, que é trazer um conteúdo de qualidade para os alunos regulares de Jiu-Jitsu. Se fala muito do uso comercial do Jiu-Jitsu, então trazer essa conexão de atletas de ponta com as pessoas comuns, que desfrutam do Jiu-Jitsu, só tende a abrir fronteiras e dar ganhos, tanto para o nosso negócio quanto à presença do Jiu-Jitsu no mundo. É isso que a gente acredita e vamos continuar fazendo”, afirmou.
A iniciativa envolvendo o seminário de Isaque Bahiense na De La Riva Jardim Guanabara marca o início da agenda de eventos de 2026 da academia e conta com o apoio do advogado Eduardo Turris, que acredita na transformação social através das artes marciais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.