Filipe Toledo surfa no Teahupo'oJerome Brouillet / AFP
Surfe: Filipe Toledo vence bateria e garante vaga nas oitavas da Olimpíada
O bicampeão mundial superou Billy Stairmand, da Nova Zelândia
Taiti - Filipe Toledo está nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de 2024. O bicampeão mundial conquistou a vaga ao vencer Billy Stairmand, da Nova Zelândia, por 17 a 14 em Teahupo'o, na noite deste domingo (28), pela repescagem do surfe masculino.
A bateria começou devagar, e nenhuma onda foi surfada nos dez primeiros minutos. A primeira veio com Filipe Toledo, depois de quase 13 minutos. Ele pegou um bom turbo e recebeu 7,33 de nota.
O brasileiro empolgou e tentou pegar outra logo na sequência, mas caiu, o que lhe rendeu 0,43 ponto. Depois, encaixou uma de 2,17.
Billy Stairmand só acordou a praticamente nove minutos do fim. Ele conseguiu um bom turbo, de 8,17 pontos, e voltou para o jogo. Filipinho, porém, não sentiu a pressão e respondeu com uma onda que lhe rendeu 9,67.
O neozelandês ainda tentou uma onda para reagir, mas a nota foi de apenas 5,83. Dessa forma, Filipinho avançou às oitavas de final. Ele se junta a Gabriel Medina e João Chianca, que conquistaram a vaga diretamente na primeira rodada.
1 - Filipe Toledo: 17,00 (9,67 + 7,33)
2 - Billy Stairmand: 14,00 (8,17 + 5,83)
Mais cedo, Tatiana Weston-Webb sobrou na disputa contra Candelaria Resano, da Nicarágua, e avançou. Nas oitavas de final, ela enfrentará Caitlin Simmers, dos Estados Unidos.
Posteriormente, em outra bateria, Tainá Hinckel venceu a canadense Sanoa Dempfle-Olin. Assim, também avançou na competição. A brasileira enfrentará a compatriota Luana Silva, que já estava classificada para as oitavas de final.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.