Rio - Nesta quarta-feira (27), Moacyr Barbosa, maior goleiro da história do Vasco, completaria 103 anos de vida. Desde o início do dia, o clube carioca prestou homenagens ao ídolo, que dá nome ao CT do clube, com publicação nas redes sociais.
Hoje celebramos o nome do maior goleiro da história do #VascoDaGama: Moacyr Barbosa, que nasceu há 103 anos.
431 jogos Intercontinental de 53 Sul-Americano de 48 Rio-São Paulo de 58 6 Cariocas
Ao todo, Barbosa coleciona 431 jogos com a camisa do Vasco. Multicampeão em São Januário, participou do título sul-americano de 1948, que transformou o Cruz-maltino no primeiro clube na história do continente. Também conquistou seis vezes o Campeonato Carioca, o Torneio Rivadávia Corrêa Meyer de 1953 e o Rio-São Paulo de 58.
Tereza Borba, considerada a filha que Barbosa não teve, também fez questão de prestar homenagem ao ex-goleiro.
"Para mim, ele foi um grande herói da resistência. Ele é um grande exemplo de vida. Todos sabem que sou a sua filha de coração e que prometi pra ele que lutaria por sua memória até o fim dos meus dias. Ele me deixou de herança o amor pela cruz de malta o nosso Vasco da Gama ", escreveu Tereza.
Barbosa também fez parte de um dos maiores times da história do Vasco, o famoso "Expresso da Vitória". Na seleção brasileira, fez 20 jogos, mas ficou marcado por muito tempo pela derrota na Copa de 1950. O ex-goleiro faleceu em abril de 2000, dias depois de comemorar 79 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.