Para evitar frustração quanto aos valores, é melhor não criar expectativasJoel Santana - Pixabay - Creative Commons
Banco Central libera consulta sobre dinheiro esquecido em bancos
A partir do dia 7 de março, será possível saber o valor disponível para receber
Guapimirim – Cidadãos guapimirienses e de outras partes do Brasil devem ficar atentos: o Banco Central liberou, a partir dessa terça-feira (28/2), informações acerca de dinheiro esquecido em bancos. No atual momento, só é possível saber se existe alguma grana disponível para recebimento.
Para saber se tem algum dinheiro deixado em instituições financeiras, é preciso acessar o portal do Banco Central e informar o CPF e a data de nascimento.
Somente a partir das 10h próximo dia 7 de março é o que o Sistema de Valores Recebíveis (SVR) informará o valor disponível em contas bancárias antigas e/ou esquecidas e como proceder para solicitar. Para acessar tais informações é necessário ter uma conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.BR.
Haverá uma fila de espera para consultar tais dados na semana que vem na, e o tempo máximo na plataforma será de 30 minutos devido à demanda.
A senha da plataforma Gov.BR é a mesma utilizada em outros serviços do governo federal, tais como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Conecte SUS, entre outros.
Para ser usuário nível prata ou ouro é importante fornecer o máximo de informações pessoais possível, inclusive vincular uma conta bancária em instituições públicas ou privadas como forma de autenticar a conta na plataforma governamental. Apenas para registro, o governo não terá acesso a saldo em conta. O vínculo bancário serve somente para comprovar a legitimidade do usuário e a veracidade dos dados.
Inclusive, será possível consultar dinheiro esquecido de empresa e de parentes falecidos. Para isso, será preciso comprovar a condição de herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
Para saber se tem valores a receber, acesse o site do Banco Central (clique aqui).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.