Por leandro.eiro

Rio - Item indispensável para tomar uma ducha caprichada e relaxante, o box, além de agregar para a estética do banheiro, ajuda a manter a higiene e a promover uma maior segurança na hora do banho. Por ser um componente importante, vale seguir algumas orientações na hora de escolher o modelo. De acordo com a arquiteta da Ideia Glass, Elaine Generoso, para o conforto do banho, o box deve ter, no mínimo, 1mx1m.

Kits de box de alumínio ou de inox são os mais recomendados por especialista para evitar ferrugemDivulgação

Ela explica que a distância que o objeto deve ficar de outras peças do banheiro varia de acordo com a necessidade. “Para um dia a dia mais confortável, a circulação deve ter um espaço entre 60 e 80 cm de objetos como vaso sanitário, gabinete e acessórios como lixo e toalheiro”, orienta.

Kits de box de alumínio ou de inox são os mais recomendados por Elaine para evitar ferrugem. Já o revestimento adequado para a área do banho são os do tipo não porosos para que não haja acúmulo de sujeiras. “Já no piso, deve ser usado revestimento antiderrapante”, ressalta a arquiteta.

O box deve ser escolhido de acordo com o tamanho do banheiro%2C mas sem esquecer da decoraçãoDivulgação

Com várias opções no mercado, a necessidade de conhecer o espaço é fundamental. “Os boxes com portas de correr simples são ideais para locais menores onde a abertura de portas pode ser um problema. Além da estética, os modelos devem ser funcionais e confortáveis para os moradores. Os boxes com trilhos inferiores facilitam a passagem, sendo ótima escolha para uma casa com cadeirante ou pessoas com dificuldades de locomoção”, diz.

Outro detalhe que merece destaque são os objetos que devem ficar dentro e do lado de fora do box. A arquiteta da Ideia Glass diz que, internamente, havendo espaço, vale ter um suporte para toalha, um nicho embutido na parede para colocar cremes e shampoos. E, no caso de haver idosos ou pessoas com necessidades especiais, ter um banquinho. De preferência, fixo na parede. Além, claro, de um bom chuveiro. “Do lado externo, espaço para circulação adequado, toalheiro de fácil acesso, tapete, vaso sanitário e cuba”, completa.

Para que o box de banho tenha vida longa, atente para alguns cuidados de conservação. “A falta de limpeza e de uma manutenção correta pode acarretar no enferrujamento do kit ou em problemas com o trilho. O ideal é, após o banho, não deixar vidros sujos com sabonete e secá-los para que não acumule gordura ou sujeira, porque é comum que resíduos que ficarem no vidro acarretem em manchas difíceis de retirar. É aconselhável que pelo menos uma vez por semana o box receba uma limpeza mais aprofundada, que englobe o vidro, o kit e o espaço que fica nas frestas entre os trilhos inferiores”, explica Elaine.

Você pode gostar