De prontidão no Samu 192, a técnica de Enfermagem Ruanna Robaina Gabriel Clalp
Samu 192 é sucesso na Região Noroeste
Prestes a completar 2 meses de atividades, serviço de emergência segue firme
Itaperuna- Perto de completar dois meses de atividades, o Samu 192-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Noroeste Fluminense, administrado pelo Conspinor- Consórcio Público Multifinalitário do Noroeste, continua operando com sucesso nas cidades da região: Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai.
Quando e como Chamar o SAMU 192?
O SAMU deve ser acionado em casos de urgência e emergência médica ocorridos em residências ou espaços privados, como comércios, clubes, templos, entre outros. Situações comuns incluem:
Emergências clínicas e traumáticas como infarto, AVC, crises convulsivas, desmaios, dificuldades respiratórias graves, hemorragias intensas, e outras.
Acidentes domésticos: quedas com fraturas graves, queimaduras severas, intoxicações e envenenamentos.
Atendimento psiquiátrico: surtos psicóticos.
Agressões físicas: vítimas de violência que necessitem de atendimento médico imediato.
Para solicitar atendimento, ligue para 192 ou utilize o canal alternativo: (22) 99971-9773.
Quando Chamar o Corpo de Bombeiros (193)?
Emergências ocorridas em vias públicas (ruas, avenidas, rodovias) são de competência do Corpo de Bombeiros (193). Isso inclui:
Acidentes de trânsito com vítimas, vítimas presas em ferragens ou em cômodos, incêndios, deslizamentos, desabamentos, afogamentos e resgates em altura
O SAMU é composto exclusivamente por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Por isso, em emergências estruturais e de resgate, o Corpo de Bombeiros é o serviço responsável. no entanto, quando necessário, ambos os serviços colaboram para garantir o melhor atendimento às vítimas.
NinoBellieny com informações de Gabriel Clalp

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.