Seminário Energy Day debate a transição energéticaFoto: Divulgação
O Energy Day busca proporcionar acesso à informação aos gestores e órgãos públicos e privados do setor, reunindo empresários, autoridades e universitários da área. Com cinco painéis temáticos, o evento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende e outras autoridades, discutindo temas como o contexto do petróleo na transição energética, o papel do gás nessa transição, o mapa do governo estadual de energias renováveis, ecossistema de inovação e as perspectivas do mercado livre e geração distribuída.
O prefeito Welberth Rezende destacou a prontidão de Macaé para a transição para energias limpas e a importância do evento para a colaboração no mercado. Os painéis abordaram temas cruciais, como a importância do gás, a transição energética a partir dele, o cenário de energias renováveis e inovação no mercado de energia.
Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, enfatizou a relevância do gás em Macaé, considerando o município como o maior hub de gás e óleo do mundo. Felipe Peixoto, subsecretário de Energia e Economia do Mar, ressaltou a posição privilegiada de Macaé na economia do mar, envolvendo petróleo, gás e energias renováveis.
Na abertura, Thiago Rocha, secretário municipal adjunto de Políticas Energéticas, agradeceu a escolha de Macaé para sediar o evento, destacando a cidade como a capital da energia e do conhecimento. A mesa de abertura contou com representantes do Sebrae-RJ, sistema Firjan, Sindistal, e Juninho Luna, secretário de Governo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.