A finalidade é ter dados cada vez mais precisos, principalmente em época de chuvasFoto: João Barreto Affonso
Desde setembro de 2023, um avanço significativo fortaleceu esse processo: o Centro de Monitoramento e Operações (CMO). Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o CMO trouxe automação em telemetria com estações meteorológicas instaladas em escolas municipais.
O CMO, situado na sede da Defesa Civil em Novo Botafogo, recebe dados das estações, registrando desde então 297 ocorrências. O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florencio, destaca a importância do CMO. "É um instrumento de muita importância, porque usamos cada vez mais a tecnologia e a inovação. Conseguimos, de maneira organizada, articular ações de prevenção e resposta", explicou.
O objetivo do projeto é aprimorar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil, integrando a rede escolar na política de proteção. A iniciativa envolve profissionais e alunos na cooperação técnica e científica para análise de dados, geoprocessamento e adequação dos modelos às necessidades da Defesa Civil.
A integração do Centro de Monitoramento visa atingir as metas da Agenda 2030 da ONU, do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além disso, busca apoiar projetos de geração de negócios tecnológicos no ecossistema de inovação local.
Joseferson enfatiza o sucesso do projeto, tornando-se referência para outras localidades. "O Centro de Monitoramento e Operações tem sido um sucesso e é um exemplo inovador. Já apresentamos o CMO em capitais como Belo Horizonte e Fortaleza", disse,
A Defesa Civil, operando 24 horas por dia, está acessível em situações de emergência pelo telefone 199. Uma novidade é a comunicação via WhatsApp, pelo número (22) 99103-4275, oferecendo mais uma opção à população para manter contato e receber informações importantes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.