"Brasil de Tuhu", desta vez acontece em Macaé a partir de terça-feira (7) com programação até dia 15Foto: Divulgação
O projeto, patrocinado pelo Grupo Priner e copatrocinado pela GLP e Trident Energy por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, visa promover transformação social por meio da educação musical. Inspirado na jornada de Villa-Lobos pelo Brasil, documentando cantigas populares na década de 30, o "Brasil de Tuhu" levará 28 concertos didáticos às escolas, além de atividades interativas e recursos para a prática musical em sala de aula.
Com 16 anos de trajetória, o projeto é idealizado pela Baluarte Cultura e conta com o Quarteto Brasil de Tuhu, formado exclusivamente por mulheres, para as apresentações. Além disso, a atriz Verônica Bonfim complementa o espetáculo com sua participação, interagindo com o público e tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
Segundo Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura, o objetivo é oferecer uma vivência cultural enriquecedora para as escolas, estimulando a criatividade e proporcionando conhecimento sobre a cultura brasileira por meio da música de Villa-Lobos. O projeto já alcançou mais de 40 cidades e 13 estados brasileiros, atingindo mais de 67 mil crianças desde sua criação.
Carla Rincón, violinista e diretora pedagógica do projeto, destaca a importância de conectar os alunos com sua própria arte, cultura e raízes. Com 12 ações diferentes, o "Brasil de Tuhu" é uma iniciativa que visa ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva em todo o país.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.