Fiscais orientam ambulantes nas praias de Macaé para garantir segurança alimentar durante o verãoFoto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária de Macaé, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado a segunda etapa da Operação Verão nas praias de Imbetiba, Pecado, Cavaleiros e Bar do Coco. A iniciativa tem como objetivo conscientizar ambulantes e comerciantes informais sobre a importância de oferecer produtos alimentícios com qualidade e segurança à população.
Durante a ação, fiscais sanitários orientaram vendedores de água de coco, salgados, picolés e bebidas sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Além disso, verificaram a Certidão de Regularidade Sanitária de Ambulantes (CRSA), documento indispensável para a atividade. Também foram distribuídos materiais educativos com dicas de normas sanitárias.
Para a vendedora Maria Kailane Damasceno, a operação destaca pontos essenciais para o trabalho. “Lidamos diretamente com o público, que merece cuidado e atenção”, destacou. Já o ambulante Luís Cosme Fonseca afirmou que a presença dos fiscais reforçou a importância dos cuidados com os alimentos.
A Operação Verão, que começou no último dia 11 e segue até o carnaval, incluirá em janeiro uma capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para todos os trabalhadores do comércio informal da cidade.