Muro do Colégio Estadual Luiz Reid é transformado em galeria a céu aberto com obras de mais de 20 artistasFoto: Divulgação

Macaé - O 14º Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana começou nesta sexta-feira (25), e segue até domingo (27), levando cor, criatividade e cultura ao coração de Macaé. O evento ocorre no muro do Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro, das 9h às 18h, reunindo mais de vinte artistas visuais locais, nacionais e estrangeiros que apresentam ao público uma variedade de técnicas e estilos ligados ao Muralismo.
A edição deste ano presta homenagem ao centenário de Antônio Alvarez Parada, professor e autor do hino oficial da cidade, reforçando o elo entre arte e história local. Embora a homenagem seja tema central, os artistas terão liberdade para explorar diferentes temas e narrativas visuais. A proposta é dar ao público uma experiência imersiva na arte urbana contemporânea.
Criado e curado pelo artista macaense Marlon Muk, o festival já é parte do calendário cultural da cidade e celebra os 212 anos de Macaé. “Mesmo acompanhando de perto a produção, sei que ainda serei surpreendido. A expectativa é enorme. Tenho certeza de que será uma edição memorável, que vai emocionar moradores e visitantes”, destacou Muk.
Os trabalhos começaram a ser preparados na quinta-feira, 24, com a preparação do muro. Os participantes incluem nomes como Muk, Júnior Ferreira (Mais1), Felipe Moraes (Talu), Bia Bignone, Karol Castro, Bella Rodrigues e Fen2. Entre os convidados internacionais estão Diangani Fumu (Angola), Eduardo Alejandro (México) e Antônio Baez (República Dominicana). Também marcam presença artistas de estados como Tocantins, Goiás, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.
Desde sua primeira edição, o Kolirius tem o patrocínio da EDF Power Solutions e conta com apoio da administração municipal.